[Cascavel-pm] Catalyst no Brasil eq "sonho"?

DjShadow djrondon em gmail.com
Domingo Abril 22 07:50:55 PDT 2007

Em 22/04/07, Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com> escreveu:

> Não, não falta nada disso. Faltam pessoas que estejam dispostas a
> aprender de verdade e não a restringir seu conhecimento ao que está
> contido numa porcaria de um livro do Deitel & Deitel (nada pessoas,
> mas deveriam ter ficado escrevendo livros pra Java)..

Nilson, eu concordo contigo, mas acho que nós deveríamos montar um curso
nosso com a chancela da Sociedade Perl do Brasil. Ou melhor ainda. Nós
devemos desenvolver um curso padrão que possa ser incorporado ao currículo
das universidades como uma linguagem de programação, onde normalmente Java
já faz parte.
O Lorn me disse que na Unicamp, a matéria "linguagem de programação 3" é
Perl, mas acho que isso não é uma realidade em todas as universidades.

E partindo também para esse paradigma, eu conversando com Eden, a comparação
entre as possibilidades do que um programador Perl pode fazer frente a um
programador Java são muito maiores. Geralmente, se busca uma equipe em Java
contra um programador Perl.

> Do contrário, as empresas irão usar o PHP, Plone, Joomla, Mambo, pois
> fazem
> para
> completo
>
> Não entendi o ponto. Defina administração e gerência de sites e porque
> ela é mais fácil com "PHP, Plone, Joomla, Mambo"? O que é o trabalho
> pesado e o que é trabalhar "diretamente com o server"?

Nilson, o que estou querendo dizer é que na maioria das vezes, as empresas
querem é resolver o problema.
Por exemplo, para que trabalhar na indexação do site com web semântica,
metadados, se tem um google que vai e o indexa? Para que ter que trabalhar
na confecção do site se tem os CMS já prontos e os templates (resta só o
trabalho do design)?.. e quando tem alguma aplicação que precisa ser feita
sobre medida, por que a perfumaria é feita toda em php, flex, plone? E se
tiver coisas complexas para serem feitas, tudo fica para quem está por trás
no servidor? Foi isso que quis dizer.

Aqui mesmo no trabalho, o site é todo em PHP, mas na hora de fazer a
extração dos dados, formatação automática de relatórios, lá vou eu ter que
fazer usando TT, LWP. entende ? Eu tive que extrair dos contra-cheques de
mais de 10.000 juízes rubricas que não tinham nada a ver com os salários,
porque os tribunais enviaram os dados todos em PDF. A galera converteu tudo
para txt e eu tive que me virar com 27 padrões de contra-cheques.

Uma vez mesmo, conversando com o MDA, ele me falou que teve um desgaste
justamente como esse, onde o manager de uma aplicação dizia para ele que
aguentava os requests e quando ele monitorou viu que o problema não era com
ele, mas com a aplicação do chefe dele.

Quando eu me referi ao servidor, não me referi a servidor somente como
"Server", mas sim às aplicações que tem algum trabalho com extração, acesso
a banco, spiders, parsing etc. entende? Desculpe-me se me fiz compreender
mal.

> Esse vídeo daria para demonstrar o uso do Catalyst e com aplicações reais.
>
> Existem screencasts sobre o Catalyst e existem aplicações reais. A
> diferença é que não tem uma empresa por trás tentando vender o
> framework.

Ok. Nilson, mas tem algum em Português? Ou seja, desmistificando todas os
outros frameworks ?
Será que nós já temos o nosso próprio Benchmarck? Afinal, produtividade
também não quer dizer necessariamente eficiência.
Se a galera tiver afim.. Vamos à luta.. Acho que cabe a nós desenvolvermos e
mostrarmos algo nas feiras de TI e para as próprias empresas.

Eu de minha parte, eu sou muito honrado de tê-los como companheiros de
linguagem. Acho que a mediocridade é uma palavra que não impera no nosso
meio, principalmente pelos projetos que vi e pela habilidade dos membros da
comunidade. E podem falar o que for, apesar de Perl não ser uma linguagem
que é ecoada no mercado como a panacéia de todos os problemas. Ela é uma
linguagem respeitadíssima pelo seu poder de resposta.

Acho que só depende de nós. Se tem os screencasts, vamos traduzí-los.
Acho que estamos com "a faca e o queijo na mão". ok.

Um grande abraço,

Rondon

-Nilson Santps F. Jr.