[Cascavel-pm] Databases, SQL, e operadores "leigos" [Was: Como verificar se um registro já...]

Quinta Outubro 26 15:29:14 PDT 2006

On 10/26/06, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:
>   E, do alto da minha pseudo-inútil carga teórica monstruosa, das suas
> afirmações: eu não sei nada de SAP, mas o Oracle é implementação de
> referência de base de dados em muitas coisas. Ele funciona direito e se
> você RTFM e STFW por uns minutos, resolve 90% dos problemas sem precisar
> de contratos mirabolantes de suporte ou ajuda de profissionais certificados.

Pra começar, *instalar* o Oracle já é um inferno, por causa daquele
terrível instalador em Java que fica crasheando. Lembro que tivemos
que fazer alguma espécie "gambiarra" pra conseguir instalar. Algo como
aumentar a memória da máquina virtual Java, aí a gente conseguia
copiar os arquivos na mão pro diretório e rodava alguma coisa pra
fazer tudo funcionar direito.

Depois, as ferramentas que vêm junto com ele eram ridículas. Todas com
usabilidade terrível e davam crash rotineiramente. Isso tudo ao mesmo
tempo em que eram lentas e resource hungry.

Se alguns minutos forem 3 meses, talvez ele funcione como o aprendido
na leitura.

Claro, eu só tenho experiência com o Oracle 8i. Não sei se a situação melhorou.

>   Você já usou alguma coisa da versão 5.0? Eu achei as ferramentas muito
> boas, especialmente comparando com as /third/ /party/ que eu conheço.
> Claro, posso estar olhando para a coisa de um ponto de vista muito,
> muito, muito viesado e totalmente distorcido...

Eu desenvolvo somente na versão 5.0, usando vários dos novos recursos
como stored procedures e functions e views. Tudo InnoDB. Das coisas
novas, acho que só não uso triggers (e isso possivelmente vai mudar
semana que vem).

Compare com o produto que eu citei. Ao menos o MySQL Query Browser
(que é o que eu conheço) nem chega aos pés. Talvez aquele Workbench
seja legal pra modelagem, vou dar uma olhada depois...

>   Você não quer submeter patches para o Postgres sobre isso?

Não. ;-)

>   É por que (independente de quão bom seja o seu analista de dados) não
> temos largura de banda, memória e processador o bastante para atender a
> todas as perguntas enviadas ao banco de dados que temos DBA.

Lembrando que DBAs *normalmente* são refugo do desenvolvimento (sem
ofensas), sinceramente, eu confio mais no meu taco.

-Nilson Santos F. Jr.