[Cascavel-pm] Res: Perl

Quarta Novembro 29 02:31:10 PST 2006

Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:
> Note que "ser mais avançado" != "ser mais apropriado". Eu,
> particularmente, prefiro muito mais o modelo Unix tradicional para
> permissões - é simples e atende a maioria das necessidades.

  Hum. Me desculpe, mas esta é a sua opinião.
  Eu tenho outra (cada cabeça uma sentença) e não é nem de perto
parecida com a sua.
  Isto me parece tão discutível quanto torcer para o (fla)'mengo ou para
o "curintians".

[montes de buzzwords cortadas daqui]

> O problema das coisas do Windows é que parece que existem
> desenvolvedores muito bons e muitos ruins lá dentro.

  Se daqui de fora da "caixa-preta" você consegue ver isto, de duas uma:

  1. você é adivinho, está perdendo tempo na informática, vai apostar na
loteria e manda um postal do Caribe.
  2. você nunca ouviu falar de /Quality Assurance/ (QA) para Software, e
parece que a Microsoft também não (tanto que deixa transparecer que
existem programadores bons e ruins, clara falha de gestão de QA).

> Então o Windows possui um ótimo sistema de arquivos (NTFS), com todas
> as coisas que um usuário Unix esperaria de um sistema de arquivos,
> mas ele é utilizado como um FAT com permissões pelo Windows. O NTFS
> tem suporte nativo pra links, mount points além de outros recursos
> interessante como as alternative data streams. O problema é que nem a
> própria API do Windows sabe utilizar os recursos direito.

  Olha, este é um caso clássico de inexistência de QA para software.
  Vai ler sobre o assunto, meu velho, e você vai ver que isto que você
está relatando (e eu não estou julgando se eles tem ou não, apenas
analisei o que você relatou) é um "caso clássico" de falta (total ou
parcial) de QA para Software... uma vergonha, no caso de uma corporação
daquele tamanho.

> O resultado que você tem é o mesmo de quando se coloca um
> desenvolvedor medíocre pra trabalhar com Perl: sai uma porcaria
> gigantesca. Ele deveria estar programando em Java.

  Desculpe, mas isto não tem nada a ver com a linguagem. Tem a ver com o
desenvolvedor e com a gerência dele, que deveria ser mais esperta e
adotar controles de QA rígidos (é a única forma de garantir que o
sistema não saia cagado na fase de construção, que custa em média apenas
10% do esforço).

> PS: de fato, estou lendo um post de um ex-empregrado da Microsoft
> bastante interessante em como eles gastaram mais de um 1 ano de um
> time de 8 pessoas para implementar o botão de desligar do Windows
> Vista. Link:
> http://moishelettvin.blogspot.com/2006/11/windows-shutdown-crapfest.html

  Isto pode ser leitura interessante. Vou olhar, mais tarde.
Luis Motta Campos
Senior System Engineer at Segula.FR
Hobbyist Cooker and Photograph