[Cascavel-pm] OFF: Revista Veja e o Software Livre

Solli Honorio shonorio em gmail.com
Quinta Maio 18 06:34:45 PDT 2006

Bom, eu não queria entrar nesta discussão porque não li a matéria e por isto
não tenho todas as informações. Mas os fragmentos de lí nas discussão me faz
ter uma opnião semelhante a da Veja.

Pelos fragmentos de informação que recebi, tenho a impressão que a discussão
não está exatamente em usar/não usar o software livre, mas sim gastar toda
energia na migração em detrimento dos projetos de interface
governo<->contribuinte.

Se este for o tom da matéria, eu também concordo. Mas também sei (por
experiência própria) que é difícil efetuar projetos de migração deste
tamanho sem criar a sensação de inatividade das demais áreas.

Para resolver este impasse normalmente é utilizado a técnica da gravidade,
onde nos projetos de migração (depois de testes em ambientes menores) é
identificado o projeto que automáticamente forçará os demais a serem
migrados. E aí o esforço de migração fica transferido para estas áreas
periféricas, claro que com todo suporte e treinamento necessário.

Com relação ao governo, eu acredito que o simples ato de adotar um padrão
aberto de documentos para a comunicação e inter-comunicação
(governo<->contribuintes e governo<->governo) obrigaria que todos os
interessados neste processo se adaptem a esta norma.

Isto acontece com o Banco Central. O cara define como quer receber os dados,
e apartir daí todo mundo vai resolvendo o teu problema da maneira que ele
conseguir.

Pegando a minha sugestão, qual é o maior problema da migração do MS Office
para o OpenOffice ? Formatação dos documentos/planilhas ? Se o governo
definir que utilizará o padrão OpenDocument para todas as comunicações, e
logo depois cria vários serviços que facilitam o acesso do contribuinte aos
dados do governo nestes documentos (e disponibilizam documentos de
treinamento do OpenOffice). Assim os sistemas com formatos proprietário
serão pressionados a adotar o mesmo padrão, facilitando a migração para o
OpenOffice.

Ao invés de ficarmos brigando por Software livre no governo, deveriamos
lutar por padrões livres :) !!!

Quem tiver o código de acesso a reportagem da Veja, para eu ter uma melhor
opnião da matério !!!

Abraços,

Solli M. Honório