[Cascavel-pm] Serial do HD

Quinta Maio 11 13:50:37 PDT 2006

On 5/11/06, Solli Honorio <shonorio em gmail.com> wrote:
> Você não quer escrever um artigo de como utilizar o CPAN via o Windows ? Eu,
> como usuário viciado em Windows, agradeço.

Talvez fosse uma boa, já que com as novas builds do ActivePerl isso
está bem mais fácil.

O método mais simples e que mais me agrada é o que é utilizado pelo
Vanilla Perl: ao invés de ficar brigando pra conseguir instalar o GCC
no Windows com todas as bibliotecas, ele baixa e instala o Dev-Cpp,
uma IDE open-source de C/C++ que usa o GCC como compilador e já vem
tudo configurado corretamente.

Então, basicamente, pra você conseguir colocar um Windows funcionando
com o CPAN shell bastante funcional, tudo que você precisa é seguir
esses passos, nessa ordem:

1 - Baixar e instalar o Dev-Cpp (www.bloodshed.net/devcpp.html)
2 - Colocar o diretório "bin" que está dentro do diretório de
instalação do Dev-Cpp no PATH
3 - Instalar a versão mais recente do ActivePerl
4 - perl -MCPAN -eshell (tudo deve já estar funcionando)

Claro que é possível fazer isso instalando somente o GCC, mas acho que
o conforto e praticidade proporcionados compensam o download um pouco
maior (o Dev-Cpp tem uns 4-5mb a mais que o GCC sozinho). Sem contar
que, se eventualmente você precisar de fazer alguma extensão XS, o
Dev-Cpp serve como uma IDE de C. ;-)

-Nilson Santos F. Jr.