[Cascavel-pm] Duvida no Perl Monks

Quarta Março 15 11:49:26 PST 2006

On 3/15/06, Lorn <lorn.br em gmail.com> wrote:
> 1) tem algum problema eu me identificar como membro de um grupo de perlmonks
> na minha assinatura? se eu falar alguma besteira o grupo fica "culpado" ?

Teoricamente os grupos de PerlMonks, além de ótimos grupos para
encontros sociais, pra jogar conversa fora e tomar um cerveja, são
grupos com um lado técnico. E, por tradição, os grupos normalmente
possuem uma lista de emails.

Portanto, se alguém é um membro ativo de um grupo PM (como pode-se
concluir pela citação explícita do grupo) é razoável pressupor que ele
mantém contato (técnico) com outros membros do mesmo grupo de forma
relativamente fácil.

Aqui nessa lista de discussão, esse tópico já foi discutido várias
vezes. Se você tivesse procurado nos arquivos da lista, teria
encontrado respostas muito mais elaboradas. Além disso, se tivesse
procurando no próprio PerlMonks teria encontrado respostas muito mais
elaboradas.

> 2) Na primeira resposta, o cara me perguntou porque eu estava usando perlcc,
> eu apenas respondi o que há de errado nisso?

Isso está "errado" em vários níveis diferentes.

A começar pelo mais óbvio: perldoc perlcc

       The code generated in this way is not guaranteed to work. The whole
       codegen suite ("perlcc" included) should be considered very experimen-
       tal. Use for production purposes is strongly discouraged.

O outro problema é que perguntar como esconder o código em uma
comunidade baseada em ferramentas open-source é quase uma ofensa. E as
pessoas entendem assim (eu não tenho certeza, mas suponho que você
tenha "ganhado" vários -- nesse node). Boa parte dos PerlMonks vivem
de dar manutenção em sistemas de outras empresas, como consultores. A
última coisa que eles iriam querer ver seria um código obfuscated na
hora da manutenção.

Isso torna mais grave o ponto 1. Quando você cita publicamente que faz
parte de um grupo, as pessoas podem razoavelmente pressupor que você
representa um pouco daquele grupo (a não ser que seja deixado
estritamente claro o contrário).

Por fim, é fato amplamente sabido de que é impossível esconder de
forma efetiva o código fonte de aplicações em Perl, atualmente. A
forma mais próxima é o perlcc, que não funciona direito e foi
descontinuado. A outra forma é utilizando PAR ou PerlApp do Perl Dev
Kit da ActiveState. Mas com um pouquinho de esforço você consegue
"quebrar" esses esquemas também.

> 3) Quem é acid06? :)

Eu. Você poderia ter me perguntado pelo próprio PerlMonks que eu responderia.

Na verdade existe um certo problema ético em publicar *mensagens
privadas* em algo público sem previamente consultar a "outra parte".
Teria sido mais educado se simplesmente tivesse escrito "alguém me
mandou uma mensagem" ou algo do gênero.

> PS: sim sim, meu ingles é péssimo, mas não acho que seja isso.

Não, não era isso. O problema é que, infelizmente, numa das últimas
vezes em que apareceram brasileiros com inglês péssimo por lá, foi
procurando formas de esconder o código fonte.

-Nilson Santos F. Jr.