[Cascavel-pm] [Spam] TRADUCAO: dica de link

Segunda Março 6 09:55:38 PST 2006

Discordo de parte do artigo. Acho que as coisas devem ser feitas com bom senso. Claro que traduzir
absolutamente tudo como os franceses e espanhóis fazem é vantagem para, eles no sentido em que o mercado
mundial possui muito mais consumidores que falam francês e espanhol do que português.

Mas acho que as coisas se complicam quando os tradutores não tomam os devidos cuidados para darem mancadas(na
minha opinião), e traduzirem coisas como 'overhead', 'trigger' e coisas do tipo. São palavras que mal tem
tradução para o português, ou a tradução tem um significado muito metafórico, que acaba por atrapalhar a
compreensão.

Acho que palavras como essas deveriam aparecer em inglês, com um comentário em português sobre que significa o
termo em inglês, e/ou com uma lista dessas palavras e seus signficados obrigatoriamente incluída nos livros.
Por outro lado, é verdade que o exagero no uso de palavras em inglês é um fato aqui no Brasil. Palavras como
"browser" que poderia perfeitamente aparecer em português como "navegador". Ao meu ver essa "pseudo-cultura"
recente onde palavras que não pertecem a nossa língua são indiscriminadamente utilizadas através da
Internet(essa é outra que eu acho que não deve se traduzir), e onde as pessoas que são excluídas dessa
pseudo-cultura acabam discriminadas e rotuladas de "ignorantes", prejudica a nossa cultura.

Mesmo porque não é só na Internet que isso acontece. Basta sair às ruas e observar os anúncios, nomes de
estabelecimentos comerciais, nomes de edifícios, marcas etc. Estamos meio que perdendo o controle da situação.
Fiquei sabendo de um projeto de lei que tentará regulamentar essas coisas, mas do jeito que Brasília vai, acho
que não veremos isso tão cedo.

Finalizando, acho que isso deveria ser melhor monitorado pela sociedade para que, exagerando, não acabemos
perdendo nossa identidade como país.

Cheers!
--
André Garcia Carneiro