Re: [Cascavel-pm] [OFF-TOPIC] Linux deve seu sucesso às corporações, diz Oracle

Sexta Março 3 10:22:27 PST 2006

--- Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com>
escreveu:

> Nos últimos anos ela foi fundamental sim.
>
> Mas o papel dela foi muito mais importante do que
> apoio técnico: foi
> ela que viabilizou Linux como uma plataforma para
> grandes corporações.
> Ela quem fez anúncios de Linux em revistas. Esse
> tipo de coisa é o que
> conta no mercado.

Viabilizou? Corta essa...
O que ela viabilizou foi poder colocar o Linux nos
mainframes dela para construir múltiplos servidores
virtuais.

> Por mais tecnicamente capaz que um sistema seja ele
> nunca consegue
> infiltrar o mundo das grandes corporações sem algo
> do porte da IBM por
> trás.

Isso é muito relativo... grandes coorporações gostam
de usar o que "dá certo". Suporte comercial é
importante, mas o marketing dessas empresas usa o
Linux apenas como trampolim para seus próprios
produtos.

Quando eu era estagiário eu participei de uma palestra
da IBM no CIEE sobre Linux. A palestra foi dada pelo
diretor de TI da IBM no Brasil. No final da palestra
foi aberto um espaço para perguntas e eu perguntei
porque a IBM não pensou em investir em outros UNIXes
gratuítos como o FreeBSD. A resposta do cara foi
clara: "nossos clientes não solicitaram produtos
nossos para Linux".

A IBM alavancou o Linux ou apenas achou um lugar para
sentar no bonde que estava passando?

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br