Re:[Spam] [Cascavel-pm] administrando sessões de usuários

Quarta Março 1 16:42:47 PST 2006

> Olá monges,
>
> Estive pesquisando quais as formas disponíveis para
> gerenciar sessões de aplicações web usando Perl. O
> CPAN possui mais opções que talvez eu quisesse ver no
> momento.
>
> Alguém poderia me dar algumas sugestões? Eu gostaria
> de sugestões que incluíssem uso de cookies e reescrita
> de URL's e também gerenciáveis pela aplicação ou pelo
> servidor web.

Tudo bem Alceu?

Eu costumo usar um "pacotinho básico" para essas coisas: CGI::Session e CGI::Cookie. São pacotes já
"sacramentados" no CPAN, muito robustos, e extremamente simples de controlar variáveis de sessão, e se você
quiser, dá pra armazenar essas informações via DBI ou até mesmo via Storable.

Se quiser incrementar ainda mais, sugiro que você dê uma olhada em CGI::Application para facilitar o processo
de autenticação (e muito mais). E sugiro que você pesquise sobre Template Toolkit, e dê uma olhada na sessão de
artigos, no site dos perl mongers de são paulo -

http://sao-paulo.pm.org/papers/

Tem um artigo muito bom que fala exatamente sobre isso o que você procura, além de dar uma boa sugestão sobre
como se desenvolver para a web. O artigo foi escrito pelo Luís Campos de Carvalho, onde ele sugere MVC e esses
pacotes legais para criar um sistema básico de autenticação. Está tudo detalhadamente explicado.

Espero ter ajudado.

Cheers!!!

--
André Garcia Carneiro