[Cascavel-pm] Manipulando arquivos com o Perl

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Terça Junho 20 21:07:24 PDT 2006

Olá Murilo,

realmente o Perl é padrão de excelência na manipulação de Informação,
seja em arquivos de texto, bases de dados, web, etc.

Caso você tenha algum conhecimento de sed, awk, ou C, vai se sentir em
casa ao aprender Perl. Mesmo quem não tem conhecimento prévio de
programação pode aprender Perl fácil e rapidamente, desde que tenha a
orientação adequada.

Eu recomendaria a documentação em português traduzida pelos voluntários
da lista para a Sociedade Perl do Brasil, mas infelizmente tivemos
problemas com a hospedagem e o conteúdo do site foi perdido...

No entanto, caso você tenha facilidade com a língua inglesa, pode
encontrar material didático de alta qualidade em:

http://learn.perl.org

Recomendo atenção especial para o PerlIntro:

http://perldoc.perl.org/perlintro.html

e para os livros gratuitos disponíveis em:

http://www.perl.org/books/library.html

Boas referências tb são os livros da O'Reilly como o Beginning Perl,
Perl Cookbook e Learning Perl, alguns com versão em português,
encontrados nas melhores livrarias ;)

Além da cascavel, que é não oficialmente a lista oficial da comunidade
Perl do Brasil (e da cidade de Cascavel-PR), vale à pena procurar o
grupo de usuários de sua região, para conhecer pessoas próximas, bater
um papo, tomar um chopp/refrigerante e participar de eventos e encontros
técnicos locais.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.

Bem vindo à comunidade Perl!

[]s

breno