[Cascavel-pm] [Notícias do Mundo GNU/Linux] High Level Virtual Machine v0.1

Flavio S. Glock fglock em gmail.com
Segunda Junho 19 08:22:58 PDT 2006

Em 19/06/06, Luis Motta Campos<monsieur_champs em yahoo.com.br> escreveu:
>   Mas, se todas as linguagens começarem a convergir, mesmo que seja
> apenas em baixo nível, elas não vão acabar "condensando" em uma
> linguagem única?

Essa "condensação" já aconteceu com a máquina x86 à vários anos -
temos os exemplos dos Transmeta, Alpha e tantos outros que tratam x86
como um layer de software.

>   1. Vamos acabar com a diversidade: todo mundo vai fazer as mesmas
> coisas, eventualmente da mesma forma, já que a máquina virtual por baixo
> implementa as mesmas funcionalidades

As novas funcionalidades continuam aparecendo, mesmo não sendo
suportadas pelas máquinas virtuais. Veja a quantidade de coisas que
são emuladas em .NET, JavaVM ou Perl5.

A principal diferença do Parrot é que ele permite implementar novas
funcionalidades nativamente (em C, C++, etc) - quando vale a pena.

>   2. Vamos ficar "engessados": quando precisarmos mudar a máquina
> virtual para implementar coisas diferentes vamos ter de fazer isso em
> muitas linguagens, o que pode não ser exatamente prático.

As funcionalidades "padrão" tem uma API bem definida em todas as
máquinas virtuais (alocação de memória, operações aritméticas). As
funcionalidades "novas" é que poderão dar trabalho, mas isso me parece
inevitável - faz parte da evolução.

- Flavio S. Glock