[Cascavel-pm] Medir uso de memória [Era: File::Linting nao funciona]

Quinta Junho 8 11:44:59 PDT 2006

On 6/8/06, Marco A P D'Andrade <mdacwb em gmail.com> wrote:
> Antes de pensar em otimizar o acesso, ocupação de memoria, etc... Não
> crie diretorios com milhoes de entradas... é extremamente ineficiente!!!

Meio off-topic mas... na verdade, isso depende do sistema de arquivos.
Em particular, esse problema é grave em volumes que utilizam ext2 (se
não me engano, ext3 também sofre do mesmo problema). Porém, o
ReiserFS, por exemplo não sofre desses problemas.

Isso acontece porque as entradas de diretórios em ext2 são guardadas
numa simples estrutura de lista, portanto, procurar um arquivo em um
diretório é uma operação O(n). Já o ReiserFS guarda as entradas de
diretórios em uma árvore B+, o que faz com que o tempo de acesso seja
da ordem de O(log n).

Sob Windows, o NTFS também é O(log n), ou seja, não sofre desses
problemas, enquanto, acredito eu, FAT32 apresenta um comportamento
linear.

-Nilson Santos F. Jr.