[Cascavel-pm] Crítica do Texto "A Linguagem Perfeita"

Quinta Janeiro 12 03:47:22 PST 2006

--- Cárlisson Galdino <bardo em swissinfo.org> escreveu:
> Saluton,
> Embora não participe muita da lista, ainda tou por aqui.
> Desculpa pelo off, mas achei que interessaria: fiz um conto
> tentando mostrar um dos fatores que podem ter levado o
> Java a se tornar tão popular. Nada demais com o Java,
> o problema são os javistas absolutistas, inclusive
> querendo investir em Software Livre usando o Java
> como porta (bom, funciona mas...).
>
> Tá, tá, falei demais... Quem quiser ver o conto,
> A Linguagem Perfeita, o link tá aqui.
>
> * http://bardo.cyaneus.net/node/253

  O conto é bom, e a idéia de usar nomes onomatopéicos em vez dos nomes reais (deixando qualquer
semelhança como mera coincidência) é ótima.
  Infelizmente, tanto eufemismo (não citar nomes, não criticar diretamente) faz o conto um pouco
xôxo. Você está falando de uma guerra de nuances, onde a sutileza está no uso da máquina
tecnologica por parte de uma empresa que é mera coadjuvante.
  O trabalho sobre as licensas de software também me parece interessante, mas você não deu
finalidade a esta informação no texto. Ela fica simplesmente jogada, e ninguém sabe se para usar
Jaca é necessário adquirir uma licensa com o fabricante ou não.
  Para terminar, existem muitos personagens sem qualquer importância no texto. Se o personagem não
terá uma participação efetiva no conto, você pode omitir seu nome (e outras características) sem
culpa.
  Achei a idéia de usar literatura para educar as pessoas sobre os reais motivos que fazem o
mercado preferir Jaca muito interessante. Mas o texto, como peça literária, precisa de mais algum
trabalho.
  Por favor não me interprete mal, eu estou apenas tentando ajudar você a tornar seu texto melhor
do que já está.

--
Luis Campos de Carvalho
Member of "São Paulo Perl Mongers",