[Cascavel-pm] Material para palestras.

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Terça Fevereiro 21 15:49:54 PST 2006

João Gabriel wrote:
> Nelson...

> Sim!!
> Mas se você puder dar uma mãozinha cai bem (mesmo que eu possa não
> usar seu material, já me da uma base).

JG, pq você não vai montando a apresentação e mostra pra gente como está
ficando? Assim todos podem contribuir em cima do seu material (nem que
sejam apenas tópicos). E, como o Nelson disse, será o *SEU* material ;)

Não sei, por exemplo, qual o escopo que você quer dar aos temas
propostos, e isso é muito importante na hora de montar sua apresentação.
No último encontro técnico da Rio.pm o tema foi expressões regulares e
eu dei duas palestras: uma sobre ER's no Perl 6 e outra com algumas
dicas estilo "receita de bolo" (aliás, fortemente baseada no cookbook,
diga-se de passagem) pra ER's no Perl 5. Você pode tirar algumas idéias
de lá, se quiser (está no site da rio.pm).

Mas se me permite uma dica, ela é: conheça o seu público (isto é, o seu
público-alvo). A melhor palestra que você pode dar é aquela que se
adequa às espectativas de quem está escutando. Palestras técnicas ou
aprofundadas demais não agradam um público de curiosos ou de
não-programadores (gerentes?). Analogamente, palestras genéricas fazem
os técnicos dormirem. Saber o alvo de suas apresentações é fundamental
para uma experiência agradável para você e para o seu público,
independente do tema.

E por favor leve em consideração o que eu falei naquela outra thread que
você mesmo iniciou, sobre divulgação do Perl. Apresentar o Perl como uma
linguagem divertida é ponto garantido para técnicos e fuçadores em
geral, mas costuma ofuscar a visão de gerentes, tomadores de decisão e
engenheiros de software. Por exemplo (e realmente é só um exemplo, não
precisa ser seguido): por que você não separa a 2a palestra (CPAN e
PerlMonks) em duas? Uma falando do CPAN, usando um ponto de vista
técnico e funcional (quase corporativo) sobre essa que é uma das grandes
maravilhas do Perl e que o separa da maioria das outras linguagens (90%
de qualquer programa já está escrito!) e outra sobre a comunidade de um
modo geral, essa sim voltada para os eventuais programadores, em que
você pode falar sobre as brincadeiras, os fóruns, as dúvidas sempre
respondidas - geralmente até de mais de uma maneira diferente
(TIMTOWTDI), poesia (tem até concurso de haiku/"hai-kai") e tudo mais.
Ah, eu também colocaria essa pro final, onde os gerentes e engenheiros
podem voltar pra casa e os técnicos finalmente podem se divertir ;P

O que quer que decida, tenho certeza de que será um sucesso!

[]s

breno