Re: [Cascavel-pm] Porque o Perl é de certa forma esquecido no Brasil?

Donato Azevedo donatoaz em gmail.com
Segunda Fevereiro 20 10:46:45 PST 2006

On 2/20/06, João Gabriel <jamorreu em gmail.com> wrote:
> Pessoal, curiosidade pessoal:
> já programo em Perl há +/- uns 4 anos (não de forma diária, nem por
> pressão, mas sim por hobbie nas horas vagas) e desde que eu descobri o
> Perl fiquei sabendo que ele não tem muita divulgação no Brasil.
>
> Claro que há esforços para divuga-lo no Brasil, mas a minha curiosidade é:
> porque ele não é tão popular quanto um Java ou um PHP?

Java mora na sombra da Sun que faz um marketing bruto em cima da
linguagem. Java é hoje considerado Industry Standard, duas palavras
que qualquer engenheiro de software recem formado adora: Industria e
Padrão. Além disse, exitem hoje as chamadas Java Schools que são
universidades onde se instituiu que o curso de Ciencia da Computação
será dado por completo em Java
(http://www.joelonsoftware.com/articles/ThePerilsofJavaSchools.html).
PHP é popular por ter uma curva de aprendizado bem inclinada no inicio
e diversas soluções prontas para aplicações web, do tipo, com PHP +
MySql voce constroi um pequeno site em algumas horas.

> *Já vi membros aqui la lista falarem que pessoas que não sabiam
> programar em Perl divulgaram fatos errados sobre a linguagem... isso é
> verdadeiro?

Meus professores falavam que Perl era prolixo, uma mistura de prolixo
com lixo mesmo...
O pior, não é o fato de Perl ser pouco popular, é que existe muita
propaganda negativa. Meus gerentes tremem ao simples som da palavra
Perl, dizem ser write-only, obfuscated, de dificil manutenção, não
legável e etc.

> Como eu disse, só a título de curiosidade mesmo (as vezes é até bom
> saber porque isso ocorre (ou ocorreu) para quando vierem perguntar, eu
> (e outros) explicarem de fato o que aconteceu e/ou acontece).

O problema são as pessoas que falam muito conhecendo pouco. Eu acho
que se alguem conhece pouco ela deve falar logo de cara: Conheço
pouco, mas pelo que eu sei é isso, isso e isso.

abraço!!!