Re: [Cascavel-pm] Porque o Perl é de certa forma esquecido no Brasil?

Segunda Fevereiro 20 10:43:26 PST 2006

On 2/20/06, João Gabriel <jamorreu em gmail.com> wrote:
> Claro que há esforços para divuga-lo no Brasil, mas a minha curiosidade é:
> porque ele não é tão popular quanto um Java ou um PHP?
> *Já vi membros aqui la lista falarem que pessoas que não sabiam
> programar em Perl divulgaram fatos errados sobre a linguagem... isso é
> verdadeiro?

Perl ganhou má fama no passado, por ser uma linguagem que te dá corda
pra se enforcar.
Java tem grandes empresas por trás e foi feita justamente para não
deixar os programadores se enforcarem (e com isso tiram também
praticamente toda a liberdade de programação).

PHP é linguagem de baixo custo pra sistemas não complexos. Só o PHP 5
que começou a ser uma linguagem decente. Não surpreendentemente, quase
nenhum programador de PHP sabe PHP 5.

Tem um artigo do Paul Graham que traz umas idéias de como uma
tecnologia mal compreendida pelo mercado é a ideal para se basear uma
startup. No caso dele foi utilizar Lisp para fazer um grande sistema
web (que depois foi comprado pelo Yahoo e virou o Yahoo Stores).

O problema é que a maioria de nós pobres mortais não vamos começar uma
start-up e muito provavelmente vamos ter que acabar mexendo com outras
tecnologias. A única salvação talvez seja o Perl 6 (ou algum caso de
sucesso muito grande como o Rails foi para Ruby).

Perl é uma ótima linguagem. A melhor das que eu conheço, na minha
opinião. Mas se você quer garantia de uma inserção fácil no mercado,
procure uma certificação Java ou .NET.

-Nilson Santos F. Jr.