[Cascavel-pm] [Fwd: Re: PerlApplet?]

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Sexta Fevereiro 17 15:12:07 PST 2006

Nilson, gostei muito das suas respostas, só que essas foram enviadas
apenas para mim. Tomei, então, a liberdade de repassá-las para a lista.
Espero que não haja problema.

[]s

breno

-------- Original Message --------
Subject: Re: [Cascavel-pm] PerlApplet?
Date: Fri, 17 Feb 2006 13:32:18 -0300
From: Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com>
To: breno em clavis.com.br

On 2/17/06, Breno G. de Oliveira <breno em clavis.com.br> wrote:
> Por quê? Ou melhor: "com o Perl 6, isso vai (ou pode) mudar"?

Sinceramente, eu não sei se a Parrot VM vai ser diferente.
Agora eu sei que existem projetos de conversão de Parrot ASM para
código nativo, portanto, teoricamente, ao menos você converter pra
código nativo da plataforma seria mais factível do que é hoje. Mas eu
realmente não sei se o Parrot está sendo desenvolvido tendo como
pré-requisito um ambiente POSIX ou não.

> Perl roda em mais de 70 plataformas, mas será que são as mesmas
> plataformas que serão utilizadas no futuro? Celulares não param de
> crescer e já incorporam SO's completos, tanto que alguns já nem são mais
> chamados de celulares. Agendas são substituídas por hand-helds e isso só
> vai escalando.

Sim, roda em mais de 70 plataformas e dessas 70, pelo menos 60 são
algum flavor de UNIX. ;-)

No entanto não existe port do Perl pra PalmOS (que é um OS mais
difundido que a maioria das mais de 70 plataformas suportadas). Nem
existe um port satisfatório para Windows Mobile/CE.

A definição do que é um SO completo é muito relativa. Os dois citados
acima são SOs bastante completos. Só não são POSIX. O Symbian é um dos
únicos SOs UNIX-like para dispositivos móveis (que vêm instalados de
fábrica, pois é possível instalar Linux num PocketPC, por exemplo).

> Não há mercado em Perl para essas inovações? Ou a comunidade
> simplesmente não quer (ou não está interessada)? Como você mesmo disse:
> cada linguagem tem seu propósito. Perl é muito utilizado do lado dos
> servidores. Será que Perl apenas não se encaixa no futuro móvel?

Perl se encaixa perfeitamente no futuro móvel. Só não no futuro móvel
que *você* tem em mente. ;-)

No futuro que eu tenho em mente, os dispositivos móveis, assim como os
desktops, serão apenas thin clients para aplicações remotas. Esse é um
passo inevitável à medida que o mundo se torna mais "conectado". E
essa é uma ótima área para Perl.

-Nilson Santos F. Jr.