[Cascavel-pm] PerlApplet?

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Sexta Fevereiro 17 06:34:06 PST 2006

Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:

> Existem vários motivos para não se preocupar com PerlApplets.
> Os mais óbvios são:
> - Não existe uma demanda real;
> - Browser applets são uma tecnologia obsoleta;
> - A área já é monopolizada por outra tecnologia;

Nilson, me desculpe mas não acho que esses sejam argumentos válidos.
Fosse assim, não existiria o Linux, por exemplo. Afinal, não existia uma
demanda real (sistemas livres baseados em *UNIX rodando em i386 já eram
conhecidos), era uma tecnologia obsoleta (ou ao menos "inapropriada para
o usuário leigo", como muitos pensavam, além de não trazer consigo
nenhum conceito revolucionário de SO), e a área já era monopolizada por
outra tecnologia (Windows).

> - O esforço seria gigantesco para pouco ou nenhum benefício, uma vez
> que a tecnologia não seria utilizada;
> - O esforço seria melhor aplicado no desenvolvimento do Perl6 / Parrot.

Agora sim acho que você tocou num ponto essencial. Em sua opinião, a
tecnologia não seria utilizada. Eu até concordo, motivo pelo qual a
minha pergunta foi se não era "muita viagem" essa idéia. Mas existem
milhões de coisas inventadas por aí que só descobrem pra que serve
depois de anos (soluções para problemas que <ainda> não existem).

E sobre o desenvolvimento do Perl6/Parrot, concordo plenamente. Na
verdade, joguei a pergunta no ar mas desde o início cogitava isso como
sendo uma característica implantada já no Perl 6, e não no 5.

> Talvez, num futuro remoto, faça algum sentido pensar num plugin para
> Parrot Applets que seria exatamente análogo ao que é feito com Java
> Applets hoje. Mas até lá eu espero que o conceito de applets já tenha
> deixado de existir.

Sim. Talvez já tenha deixado de existir. Talvez um plugin de Perl pro
navegador faça coisas completamente diferentes do que um applet java faz
hoje. Talvez seja apenas uma questão de incorporar expressões regulares
em javascript. Talvez surja a tal necessidade para uma solução
client-side feita em Perl. Talvez isso seja feito apenas para mostrar
que pode ser feito. Realmente não sei.

> Eu acabei de pensar no vírus mais poderoso já feito até hoje.

Droga, meus planos de dominação mundial foram por água abaixo :D

Mas falando sério, lógico que toda a questão de segurança tem que ser
pensada com bastante calma. Mas a comunidade Perl tem tradicionalmente
muito cuidado com isso, vide "taint mode" e etc. então acho que, caso
isso algum dia aconteça de fato, qualquer vulnerabilidade encontrada
seria no âmbito de um problema do interpretador e que permitiria
execução de código arbitrário pelo site com o applet malicioso, e não um
problema de implementação que permite ele em si fazer um programa malicioso.

Mas não queria que você pensasse em destruição, e sim em criação ;)

> Eu já tenho todo o poder do Perl na minha mão.
> O futuro das aplicações está na Web. Mas não em applets. Está em
> aplicações em que usam os browsers como thin clients que usam as
> aplicações que ficam nos servidores. Essa é a tendência para onde as
> tecnologias da "Web 2.0" estão nos levando.

Concordo, mas tendências mudam.

> Sim, só que isso foi em 1996.

E então, mudando completamente de assunto, o que você sugere que seja
feito com o Perl?

[]s

breno