[Cascavel-pm] PerlApplet?

Sexta Fevereiro 17 05:54:01 PST 2006

On 2/17/06, Breno G. de Oliveira <breno em clavis.com.br> wrote:
> Por isso a pergunta, EMHO, não deve ser "pq PerlApplets?" e sim "pq não
> PerlApplets?".

As perguntas são equivalentes.
Existem vários motivos para não se preocupar com PerlApplets.
Os mais óbvios são:
- Não existe uma demanda real;
- Browser applets são uma tecnologia obsoleta;
- A área já é monopolizada por outra tecnologia;
- O esforço seria gigantesco para pouco ou nenhum benefício, uma vez
que a tecnologia não seria utilizada;
- O esforço seria melhor aplicado no desenvolvimento do Perl6 / Parrot.

Talvez, num futuro remoto, faça algum sentido pensar num plugin para
Parrot Applets que seria exatamente análogo ao que é feito com Java
Applets hoje. Mas até lá eu espero que o conceito de applets já tenha
deixado de existir.

> [...]
> feito com Perl+CPAN dentro de um navegador, onde:
>
>    -não precisamos baixar e instalar o programa, já está pronto para
> usarmos direto via navegador!
>
>    -não precisamos nos preocupar se temos ou não temos o módulo do CPAN
> que o programa precisa: já está tudo no core do PerlApplet, e os .pm
> extras do Applet ele puxa dinamicamente do site! As vezes queremos rodar
> um programa e não conseguimos pq não podemos instalar no sistema e o
> administrador nem sabe o q é Perl. Com um PerlApplet ele carregaria e
> executaria tudo na hora, mesmo que o usuário só pudesse escrever no /tmp.

Eu acabei de pensar no vírus mais poderoso já feito até hoje.

> Todo o poder o Perl ao alcançe da sua mão,
> mesmo que vc não tenha o Perl na máquina (apenas o PerlApplet)?

Eu já tenho todo o poder do Perl na minha mão.
O futuro das aplicações está na Web. Mas não em applets. Está em
aplicações em que usam os browsers como thin clients que usam as
aplicações que ficam nos servidores. Essa é a tendência para onde as
tecnologias da "Web 2.0" estão nos levando.

> Fora que boa parte da visibilidade e fluência que o Java tem hoje ele
> deve a seus Applets,

Sim, só que isso foi em 1996.

-Nilson Santos F. Jr.