[Cascavel-pm] Shell CPAN

Quinta Dezembro 28 09:12:11 PST 2006

On 12/28/06, André Garcia Carneiro <andre.garcia.carneir em terra.com.br> wrote:
> Sobre o Perl funcionar bem ou não no Windows, bem, essa é uma questão de ponto-de-vista. Se você está feliz
> tendo que fazer esse monte de "gambiarra" para que um simples pacote ppm ou sei seja lá o que for, funcione e
> acha que está tudo funcionando bem, beleza...

Erm... instalar um compilador C é gambiarra? Meu conceito de gambiarra
realmente é diferente.

O problema é que instalar o GCC no Windows não é uma operação
straight-forward, por culpa do GCC que não provê um instalador decente
(daí o uso do Dev-Cpp como facilitador). Se você tem uma licença do
Visual Studio, o shell da CPAN vai funcionar sem configuração alguma e
qualquer módulo que seja aderente aos padrões da linguagem C vai
compilar perfeitamente (alguns módulos utilizam extensões GNU e,
obviamente, não vão funcionar - isso é uma opção dos autores ao não
seguir o padrão definido da linguagem).

> E obviamente isso não é culpa da linguagem, mas de quem disponiblisou os pacotes dessa maneira para Windows, e
> sinto muito, fez muito mal feito.

Pacotes? Se você está se referindo ao PPM, sim, é meio mal feito sim.
Por isso prefiro o shell da CPAN.

> Sobre as outras linguagens que funcionam "tão bem" no Windows como o senhor mesmo disse(Nilson), nem vou
> comentar ...

Em relação a outras linguagens... eu nunca tive problemas com Python,
Ruby, Haskell,  Java  ou C relativos à plataforma. Não sei a qual
outra linguagem você possa estar se referindo.

> acho que as pessoas
> tem mais o que fazer na lista do que criticar a plataforma que os outros usam ao invés de tentar solucionar o
> problema

Concordo em gênero, número e grau e essa foi a motivação da minha resposta.

-Nilson Santos F. Jr.