[Cascavel-pm] festival de linguagens de programação (off-topic)

Adriano Ferreira a.r.ferreira em gmail.com
Quinta Agosto 17 12:18:28 PDT 2006

On 8/17/06, Nelson Ferraz <nferraz em gmail.com> wrote:

> A Free Software Foundation pede a cessão dos direitos de seus
> contribuidores.

> Muitos projetos importantes de software livre pedem a cessão dos
> direitos de seus colaboradores.

Em grandes e coesos projetos de software (como o Apache, o Perl 6), é
de grande vantagem identificar o "copyright holder" (para que as
coisas não sejam resolvidas caso a caso com uma centena de
desenvolvedores). Mas não é o mesmo caso para pequenas unidades de
trabalho isoladas: módulos Perl ou publicações.

> Acredito que o pedido de cessão dos direitos sobre as palestras tenham
> sido pedidos para possibilitar a divulgação das mesmas.

Acho que é possível assegurar a divulgação das palestras com respeito
ao material de um evento, sem que seja necessário ceder os direitos.
No âmbito do evento, fica garantida a possibilidade da divulgação dos
trabalhos inscritos, mais do que isso pode vir a ser abuso ou
restrição ao autor original. A cessão de direitos pode comprometer o
uso do material em outras conferências ou até travar a evolução
subseqüente do material - o autor tem de pedir benção para melhorar e
estender o original.

Adriano.