[Cascavel-pm] Perl and Catalyst

Quarta Agosto 2 14:18:15 PDT 2006

On 8/2/06, Ednardo Lobo <ednardo em lobo.eti.br> wrote:
> Você vem utilizando o Catalyst a quanto tempo? Ele é um frameword
> maduro? Já desenvolveu quantas aplicações com ele? Já usou o Rails? Por
> que optou pelo Catalyst?

Eu já tinha ouvido falar do Catalyst desde o início do projeto e
comecei a utilizá-lo desde dezembro do ano passado. Já desenvolvi
várias pequenas aplicações pessoais e dois sistemas para a empresa
onde trabalho (que acabaram sendo agregados em um só).

Hoje em dia o Catalyst é bem maduro, assim como o DBIx::Class, que é o
mapeador objeto-relacional preferido e o Template Toolkit, bem
conhecido por quase todos no mundo Perl.

Antes de começar a desenvolver com o Catalyst eu dei uma olhada no
Rails. O Rails também é bem interessante e ele faz uma coisa muito
melhor que o Catalyst: aplicações não muito úteis na prática mas que
servem para deixar todos de boca aberta. Na prática, nas situações
reais e mais complexas, o Rails costuma não ser flexível o suficiente
e você acaba tendo mais trabalho por causa disso, coisa que
normalmente não acontece no Catalyst.

> Enfim, como funciona o Catalyst e por que ele é indicado para o
> desenvolvimento de aplicações WEB? O que oferece que não pode ser
> conseguido com CGI, HTML::Template, DBI, etc?

Tudo é extremamente mais fácil de ser feito com o Catalyst. Não
existem preocupações com coisas como: cookies, sessões, código SQL,
autenticação de usuários, tratamento de datas, entre outras coisas.
Ele cuida disso tudo pra você e você se preocupa com aquilo que
realmente não pode ser feito automaticamente.

-Nilson Santos F. Jr.