[Cascavel-pm] Perl and Catalyst

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quarta Agosto 2 13:34:30 PDT 2006

On 8/2/06, Ednardo Lobo <ednardo em lobo.eti.br> wrote:

Eu sei q a pergunta foi direcionada pro Nilson, desculpa por responder
antes dele, mas no meio de outra discussão "Perl está morrendo" não
consegui me conter... ;)

> Enfim, como funciona o Catalyst e por que ele é indicado para o
> desenvolvimento de aplicações WEB?

O Catalyst é um framework de desenvolvimento baseado no padrão de
projeto MVC. Acho que a vantagem mais imediatamente observável é a de
separar concisamente as tarefas típicas de webdev (Design, Codificação
e Projeto de BD) entre desenvolvedores independentes. O WebDesigner
não precisa saber praticamente nada de perl e o projetista de BD só
precisa conhecer algum ORM como DBIx::Class. Daria pra falar por
inúmeras horas as vantagens dele mas acho q a doc faz isso melhor do
que eu:
http://search.cpan.org/~mramberg/Catalyst-Runtime-5.7001/lib/Catalyst/Manual/About.pod

> O que oferece que não pode ser
> conseguido com CGI, HTML::Template, DBI, etc?

Basicamente, redução do esforço despendido em tarefas típicas de
webdev, principalmente, a integração desses módulos aí.

Nunca cheguei a usar RoR, mas tendo Catalyst na mão acho que nunca
precisarei usar. :P