[Cascavel-pm] mapeamento objeto-relacional

Sexta Abril 28 10:04:36 PDT 2006

--- Luis Motta Campos <monsieur_champs em yahoo.com.br>
escreveu:

>    Eu estou ressabiado com a questão de performance
> desde a última vez
> que eu perdi um projeto deste tipo para Java por
> conta de um sacana que
> não sabia programar Perl.

Java está ficando mais rápido, de fato. Ainda continua
consumindo memória demais, mas está ficando mais
rápido. Eu ainda não consegui fazer comparações
decentes entre mod_perl e FastCGI versus a arquitetura
de servlets, por exemplos, mas eu andei comparando
queries feitas usando DBI e JDBC e estou começando a
ficar preocupado. Uma hora dessas eu consigo escrever
o que descobri sobre isso na lista.

>    E alguém sabe me dizer a quantas andam aquelas
> bibliotecas
> inteligentes, que mantém conexões abertas e te
> "emprestam" conexões
> enquanto você precisar, e depois "emprestam" para
> outro processo?

Você deve estar falando de pools de conexões, certo?
Eu andei pesquisando e achei isto:

http://apache.webthing.com/database/
http://sqlrelay.sourceforge.net/

Não testei. Mas utilizar pool de conexões com certeza
é uma excelente idéia. No entanto, eu acho que isso
deveria ser fornecido exclusivamente pelo servidor,
como acontece com servidores de aplicação como Tomcat,
Weblogic e Websphere, e que seja fornecido apenas uma
interface de acesso pelos mesmos.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br