[Cascavel-pm] Impressões sobre o FISL e o YAPC::Brasil::2006

"Er Galvão Abbott - PortoAlegre.pm" pmpoa em galvao.eti.br
Segunda Abril 24 11:16:29 PDT 2006

PessoALL de Porto Alegre e do restante do país:

Para quem não pôde comparecer - pelo que ouvi falar os preços do FISL
este ano estavam salgados - coloco aqui as principais novidades aconteceram:

1) Público: Este ano o FISL teve público recorde - mais de 5.300
inscrições de 24 países. Fizemos contato com muita gente interessante,
não só da comunidade Perl - como o Gilmar de Salvador e o Rondon de
Brasília que nos mostrou aplicações muito legais desenvoldas em Perl -
quanto da comunidade Software Livre em geral, ampliando nossa gama de
relacionamentos.

2) Palestras: Nossas palestras incluídas na grade do Fórum foram sem
dúvida nenhuma um sucesso estrondoso. A palestra que eu, Marco Lima e
Flávio Glock teve sala cheia e um público extremamente interessado.
Fiquei sabendo (infelizmente esta eu perdi) que a palestra do nosso
grade amigo Solli de São Paulo foi aplaudida de pé pelos participantes.

Além disso as palestras dadas dentro do YAPC::Brasil::2006 - que
aconteceu das 11h às 13h de quinta-feira - foram super interessantes,
com o Flávio falando sobre Perl 6 e o Randal (Schwartz) falando sobre
inside objects, uma forma de se trabalhar com hashes e OO em Perl.
Confesso que fiquei boquiaberto com ambas as palestras.

Tivemos também excelentes palestras do nosso mais novo aliado, o David
Fetter, que trabalha com o pessoal do PostgreSQL, falando sobre DBI-Link
e PL/Perl para Postgres.

3) O que o futuro nos aguarda

Fechamos uma importantíssima parceria com o IDEPES - Instituto de
Desenvolvimento e Pesquisa de Software que nos dará maior autonomia e
apoio às nossas iniciativas. Um dos primeiros rebentos desta união será
nossa participação ativa na próxima CONISLI que estará acontecendo em
São Paulo de 07 à 11 de novembro. Neste evento teremos maior espaço e
tempo de utilização dos recursos do evento e já confirmamos nomes de
peso, como Larry Wall - o criador da linguagem , Audrey Tang - chefe de
desenvolvimento do Pugs/Perl 6 apenas para citar alguns.

Temos outras parcerias de peso que ainda estão sendo alinhavadas e em
breve estaremos comentando mais à respeito.

4) Gostaria também de comunicar à todos que há alguns dias atrás nomeei
nosso grande amigo Igor Sutton Lopes como Vice-líder e meu futuro
sucessor na liderança do grupo de Porto Alegre. O Igor é conhecido por
ter excelentes idéias e uma energia e disposição que são cruciais para o
bom andamento das coisas. Aliás posso garantir que o Igor certamente
preencherá com extrema eficiência os "espaços em branco" que acabo
deixando por estar envolvido com outros assuntos.

Sendo isso para o momento,

Forte abraço à todos,

Er Galvão Abbott
Um monge mais orgulhoso e animado do que nunca