Re: [Cascavel-pm] artigo: Perl Needs Better Tools (em inglês)

Quinta Setembro 1 07:50:06 PDT 2005

--- Daniel Ruoso <daniel em ruoso.com> escreveu:

> De fato, e isso é uma tecla que venho batendo a
> muito tempo, para
> aqueles que desenvolvem sistemas de informação (que
> não é o único caso
> possível, mas é certamente o que faço a maior parte
> do tempo) um
> middleware é fundamental.

Você diz algo como o Websphere ou BEA Weblogic? Ou
algo como o MQSeries?

> Recentemente estava estudando sobre o projeto P5EE,
> que se propõe a montar um framework desses (assim
>como o Oak), e me dei conta que toda a base
>tecnológica necessária já existe com diferentes
> alternativas. O problema é a criação de um ambiente
>que integre essas bibliotecas de uma forma coerente.
>Como o pessoal do P5EE diz, nós
> sabemos que existe mais
> de um jeito de fazer, mas nós queremos construir "um
> bom jeito de
> fazer".

Não seria melhor então criar uma especificação ao
invés de criar código? Tendo uma especificação,
poderia-se ter mais de um projeto relacionado.

> A quase boa notícia é que eu submeti um projeto de
> 24 meses à FINEP para
> o desenvolvimento do Oak2, se for aprovado, eu vou
> ter uma ótima notícia
> para dar.

Espero que dê certo. ;-)

> Pensando na questão da especificação que eu falei,
> quero citar um
> documento para que vocês dêem uma olhada, que pode
> ser o ponta-pé de um
> middleware como esses.
> http://www.w3.org/TR/ws-arch/

Daniel, dê uma colher de chá para os monges mais
desligados e mande essas notícias para a lista...
segue mais dois sobre os quais você citou:

http://www.officevision.com/pub/p5ee/
http://p5ee.perl.org/

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior