Re: [Cascavel-pm] artigo: Perl Needs Better Tools (em inglês)

Solli Moreira Honorio shonorio em terra.com.br
Quinta Setembro 1 07:14:32 PDT 2005

Só uma parte se me permitem nesta discussão,

Não sei se é para a maioria do pessoal da lista, mas pelo menos todos dos quais eu convivo e que estão engajado na divulgação do Perl no Brasil, tempo é um recurso escasso.

E pelo comportamento de colaboração dos quais eu não conheço, não vejo este tempo todo disponível para construir uma ferramenta de IDE, vou dar uns exemplos :

* O Alceu disse que existem revistas interessadas em publicar artigos sobre Perl, só falta gente para tal. Não vi nenhuma manifestação dos membros da lista (retirando neste caso os membros que já está trabalhando em outras frentes para a divulgação do Perl);

* O Marco Lima e o Luis (champs) já pediram mais de uma vez casos de sucesso (a última foi no dia 8/8/2005) para colocarem no site, e nada também;

* O Marco Lima já abriu vaga para palestras em eventos de Perl (aliais, a última chamada foi para o YAPC::SP) , e não está sendo nada fácil encontrar pessoas para ir lá falar sobre.

E por aí vai a demonstração de que o maior problema, pelo menos aqui, não está na falta de ferramenta, mas sim da mobilidade de divulgação.

Por isto, eu acho que ao invés de gastar energia com IDE para Perl (além do mas, o Komodo personal custa US$ 29,90. Não é tão caro assim) os ávidos colaboradores poderia ajudar em projetos  como o "Perl Oak" do Daniel Ruoso.

> Finalizando Perl é poderoso, rápido e bom e o melhor free.
Por último, Perl é open-source, ou seja, código livre !!!!