[Cascavel-pm] webcrawler usando Socket

Quarta Outubro 19 05:41:30 PDT 2005

--- Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com> escreveu:

> Agora estou na minha casa.
> Refiz o teste e incluí o módulo URI.
>
> Aqui em casa, por algum motivo que eu desconheço, o consumo de memória
> é inferior à da outra máquina que eu tinha testado durante o dia. Aqui
> em casa o consumo de memória ficou em 4.9MB.
>
> Se eu não incluir o módulo URI explicitamente (mas eu acho que o LWP
> usa ele internamente) o consumo cai pra 4.7MB.
>
> Realmente estou achando muito estranho esse consumo de 16MB. Mas ainda
> assim, não vejo porque 16MB seria um problema. ;-)

  Nilson, pessoal, algumas considerações:

  A. O /footprint/ de memória do Perl varia de versão para versão, e de uma plataforma para outra;
o sistema operacional, a versão do perl e as variáveis de ambiente podem influenciar na quantidade
de memória alocada inicialmente pelo sistema.

  B. Cada módulo é carregado apenas uma vez, mesmo que hajam várias declarações "use" e "require"
solicitando o mesmo módulo. Vejam uma implementação em perl do algorítmo de carga na documentação
do "require". Por isso, a não ser que existam outras influências, a inclusão de um módulo já
carregado não deve alterar o /footprint/ de memória utilizado.

  C. É bem possível que o Alceu esteja com um /footprint/ estúpido de memória por estar rodando
algum código (e consequentemente criando estruturas de dados complexas em memória). Seria muito
interessante que todo mundo utilizasse o mesmo programa para os benchmarks.

  D. Eu gostaria muito de saber qual método cada um de vocês usou para determinar o respectivo
/footprint/ de memória. Isto também pode influenciar no resultado. Por exemplo, usar o sistema
operacional como fonte de informação pode resultar em /footprint/ diferente de usar algum módulo
do Devel:: para a mesma coisa (o módulo utilizado vai alterar o resultado, sem dúvida).

Luis Campos de Carvalho
Member of "São Paulo Perl Mongers",
Unix SysAdmin & OCP/DBA Oracle