[Cascavel-pm] Problemas com acentuação

Gilmar Júnior gilmarjr em im.ufba.br
Segunda Outubro 17 19:01:50 PDT 2005

Luis Campos de Carvalho escreveu:

>  Você está com problemas com a entrada vinda de um usuário, ou com a saída do seu script?

É um formulário (gerado pelo RT, codificado com utf-8) que tem opções
com acentos. Quando recebo as opções e tento guardar no banco a string é
cortada a partir do primeiro acento. Já verifiquei os log's no banco e
as informações já estão chegando lá amputadas, ou seja, o problema está
na entrada do script.

>  Sem querer ser muito ogro, mas já descento o porrete:
>  Até onde eu estou informado, me parece que você não pode usar acentos em nada que gere HTML: a
>norma HTML tem sua própria forma de codificar acentos, e ela deve ser preferida sobre todas as
>outras.

humm.. valeu pela dica! vou dar uma olhada nisso.

Mas e como ficam dados fornecidos pelos usuários? pelo que pude
interpretar da solução da última vez que tiver problema com isso, o
navegador do usuário estava mandando caracteres acentuados (e não
codificados como no html) em iso-8859-1 e como a saída (para o banco)
deveria ser em utf-8 havia o problema. Tem como eu "obrigar" que o
usuário mande dados em uma certa codificação? Tem como "detectar" a
codificação de uma string? (ja vi no perlunicode e no encoding que posso
converter de uma codificação pra outra, mas não vi como detectar...)

>  Putamplexos!

Valeu!!

Gilmar.