[Cascavel-pm] Dúvida sobre multiproces

Rod Za rodzadra em yahoo.com
Terça Março 8 05:21:27 PST 2005

Ola Luis,

O OpenMosix é uma extensão do kernel para criaćão de clusters SSI (Single-System Image). Com
o OpenMosix pode-se transformar uma rede com vários computadores em um Super-Computador:)

As vantagens do OpenMosix são muitas: GPL, o gerenciamento de nós é transparente (automática), é
muito rápido, etc, etc.

Na verdade o OpenMosix era baseado no Mosix (que a partir de certa data passou a ser proprietário)
e depois ele foi re-escrito utilizando novos algoritmos que simulam "principios economicos"
convertendo o uso total de recursos - memóra, cpu, etc - em "custos". Sendo assim os "jobs" são
atribuídos ao computador que cobre menos para fazer o servico!:) É realmente muito interessante.

Quando configurado ele simula um único computador como se fosse um computador com "N"
processadores (SMPs) e não existe a relacão de mestre/escravo entre os nós, e cada nó pode
trabalhar como um sistema autônomo.

E realmente minha pergunta foi feita de forma precipitada! O fork funciona sim com o OpenMosix de
forma transparente, diferentemente dos clusters tipo Parallel Computer Emulation (beowulf) - os
quais são emulados via software e que necessitam de mudanćas nas aplicaćões.

De qualquer forma, acho q valeu para algumas pessoas conhecerem - mesmo fora de tópico, a
propósito existe uma distribuićão linux que já vem com o OpenMosix prontinho para funcionar -
dynebolic (http://dynebolic.dyne.org/)- é só dar boot via CD em cada uma das máquinas da rede para
se ter um "supercomputador".

um grande abraćo,

Rodrigo