[Cascavel-pm] DBD::Oracle ActiveState (off-topic)

Quarta Junho 29 18:01:39 PDT 2005

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:
> Isso é rídiculo. Na hora que interessa o departamento
> de marketing de empresas como Oracle e IBM fazem uso
> daquela conversa mole de "apoiamos o software livre".
>
> Apoiam o diabo, eu digo. Recentemente a IBM atacou o
> projeto do JBoss por usar licensa LGPL (na verdade foi
> por conta do JBoss atualmente ter alcançado maior
> participação no mercado que o Websphere). Não preciso
> dizer o esforço marketeiro que tem feito também com o
> Linux, que usa a GPL, que por sinal é ainda mais
> restritiva que a LGPL. Isso que eu chamo de ter duas
> caras.

> [...]

   Se você tiver um CD de desenvolvedor da Oracle (não tem? baixe em
http://otn.oracle.com/), terá acesso às bibliotecas e pode utilizá-las
para compilar o DBD::Oracle sobre linux.

   Isso não quer dizer que você possa distribuir este pacote, já que a
Oracle não oferece mais as bibliotecas OCI (interface C para o banco de
dados) gratuitamente.

   Mas quer dizer que qualquer pessoa que tenha licensa de uso de um
Oracle pode compilar o DBD.

   Não resolve, mas refresca.

  Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
  PerlMonk [SiteDocClan], Sao Paulo PM Leader,
  Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA