[Cascavel-pm] DBD::Oracle ActiveState (off-topic)

Quarta Junho 29 13:39:20 PDT 2005

On 6/29/05, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> Alguém deveria contar também que eles forçam você a
> usar as outras soluções da própria Oracle, normalmente
> em Java, por não fornecer mais as bibliotecas dos
> clientes e impedindo que programas em Perl, por
> exemplo, possam se conectar de forma eficiente ao
> Oracle. Usar ODBC é uma alternativa pobre (em termos
> de performance) e normalmente disponível só em
> plataformas Windows. O único interesse da Oracle em
> usar o Linux é ter uma plataforma UNIX de baixo custo
> para poder chutar o traseiro da Microsoft.

Na verdade, o DBD::Oracle continua disponível na CPAN.
Provavelmente, é alguma questão de licenciamento, uma vez que o
repositório PPM da ActiveState não distribui os sources das partes em
C, só versões pré-compiladas.

Eu já não uso o PPM há muito tempo. A última vez que me lembro de ter
usado foi pra instalar o módulo Audio::Audiere, que eu não conseguia
compilar nem por decreto. E mesmo assim, não foi do repositório da
ActiveState. Os únicos repositórios que valem a pena mesmo são o do
CrazyInsomniac e o TheoryX5, lá você encontra coisas pré-compiladas
que são difíceis de compilar sozinho, pois precisam de bibliotecas
externas.

É claro que nem todo desenvolvedor em Perl tem o Visual Studio em casa
e é meio difícil, apesar de possível, colocar o GCC pra compilar as
coisas no Windows. Eu mesmo desisti, depois de tentar um pouco e acabo
usando as coisas da MS mesmo. Massss... a alternativa está aí.

PS: não discordo da sua opinião quanto às "duas caras" da Oracle. Só
quis mostrar que não é nenhum fim do mundo não estar disponível no
repositório PPM da ActiveState.

-Nilson Santos F. Jr.