[Cascavel-pm] Contador Web de usuários OnLine

Ednardo Lobo ednardo em elobo.cjb.net
Terça Junho 21 07:57:11 PDT 2005

On Tue, Jun 21, 2005 at 09:26:36AM -0300, Gilmar Júnor wrote:
> Saudações, Monges!

> Sou novo por aqui, e relativamente novo no mundo do Perl.

> Acho que pegar o IP e  o navegador não garante uma contagem confiável,
> pois:

> -  No caso  de  NAT e  várias  máquinas com  a  mesma configuração  de
> software apenas um registro seria feito.

> - Se  considerar o tempo então  várias visitas do mesmo  cliente serão
> contabilizadas várias vezes

    Exatamente!

> A  solução  apontada  por  Luis  funciona nesses  dois  casos,  mas  é
> dependente de cookies.

> Qual o grande problema com eles? Há riscos de segurança?

> Talvez se dados delicados precisarem ser gravados então seria melhor
> gravá-los na sessão e mandar o cookie apenas com o ID. Ou sequer usar o
> cookie, mas colocar o sessionID na queryString...

    Uma  solução  utilizando cookies  não  me  serve, justamente  porque
haverão situações em que não conseguirei criar o cookie.

> Quais outras informações o JavaScript poderia pegar para garantir uma
> contagem confiável?

> Uso um software de estatísticas chamado awstats[1], que faz analise de
> logs e  uma das informações  que mostra é "visitantes  únicos", talvez
> haja uma resposta lá...

    Analisando logs, a estratégia, ao  menos no Webalizer que conheço, é
contabilizar  uma visita  para  o  conjunto de  'hits'  efetuados em  um
determinado  período (30  minutos no  Webalizer). Mas  para o  propósito
que  tenho, seria  muito trabalhoso  e consumiria  recursos escassos  de
processamento analisando  "on-the-fly" logs  de diferentes  domínios. De
qualquer forma darei uma olhada no awstats[1], talvez ele implemente uma
outra estratégia mais eficiente.

--
    Ednardo Lobo

    LOBO's NET - www.lobosnet.com
    eboleto    - www.eboleto.com

--
Nothing is a problem once you debug the code.
        -- John Carmack