Re: [Cascavel-pm] uso de Perl como middleware e tecnologias disponíveis

Marco A P D´Andrade mda em embratel.net.br
Terça Junho 14 14:20:54 PDT 2005

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:

>--- Marco A P D´Andrade <mda em embratel.net.br>

>Em termos de custo de recursos de hardware... o
>servidor aonde roda essa aplicação tem requisitos
>altos se comparados com o mesmo tipo de aplicação
>feito em Java? (desculpem a comparação meio
>exdrúxula... é que a maioria dos casos em que vejo
>isso funcionar é feito em Java).

Isso o Daniel já respondeu... não tenho experiencia em java, a não ser
ver de longe os problemas enfrentados...

>Fiquei curioso agora... seria impossível implementar
>algo como o mod_gzip
>(http://sourceforge.net/projects/mod-gzip/) em
>conjunto com SOAP?

É plenamente possível, SOAP define basicamente o formato do XML, não o
transporte, e neste caso o GZIP entra nesta camada... Basta para isto
que o Client e Server falem o mesmo "dialeto"...

O SOAP::Lite já implementa o acesso à um server gzipped!
    http://cookbook.soaplite.com/#enabling%20compression

( O link já foi por conta do vicio no PerlMonks ;D )

Eu acabei implementando um transport específico, pois me foi exigido
criptografia na ocasião. No final fiquei muito animado em fazer um
módulo... mas isto já é descrito em detalhes no livro do Paul Kulchenko,
com o fonte no download dos exemplos.
    http://www.oreilly.com/catalog/pwebserperl/index.html

Mas veja que o problema de performance que me referi não é relativo à
troca de dados, mas à conexão tcp mesmo, quando feito via internet,
claro, em teste local este custo é bem menor.

Sds,
Marco Antonio