[Cascavel-pm] Linux+Perl+MSAccess

Quinta Julho 28 10:51:41 PDT 2005

On 7/28/05, "Er Galvão Abbott - PortoAlegre.pm" <galvao em perl.org.br> wrote:
> Por isso que eu só uso PostgreSQL. Os que gostam que me desculpem, mas mySQL
> pra mim é lixo.

Se você implementar algo que lê arquivos CSV, onde cada arquivo CSV
representa uma tabela, e permite que sejam feitas buscas relacionando
um arquivo CSV com o outro, você tem um banco de dados relacional. A
diferença é que não é o que eles chamam de enterprise class RDBMS.

Até a série 4.x o MySQL não é um RDBMS enterprise class.

Pelo tipo de comentários que li nessa discussão, parece que ninguém
conhece a série 5.x do MySQL, que ainda não é a release stable. No
MySQL 5.0 é introduzido suporte à todos os recursos que foram citados
na discussão.

Quem se interesse, pode ler em:
http://dev.mysql.com/doc/mysql/en/mysql-5-0-nutshell.html

Lembrando que, atualmente, não existe RDBMS com melhor performance que
o MySQL 4.x, salvo o SQLLite para alguns casos. Os concorrentes
apontam que isso se deve ao fato de o MySQL 4.x não ter recursos de
uma enterprise class RDBMS, o que faz sentido. O lance é testar e ver
se ele conseguiu manter a performance na série 5.x.

Alguém citou o lance da primary key com NULL. Isso é um *recurso*. Se
você quiser, pode não permitir NULLs nela. Não consegui achar nenhum
tipo de referência quanto ao MySQL não controlar o fato de colunas com
"NOT NULL", pelo contrário. O único problema dele é quando você dá um
ALTER TABLE criando uma nova constraint NOT NULL para alguma coluna:
ele, silenciosamente, altera tudo que era NULL para 0, desconsiderando
outras possíveis constraints, foreign keys, etc, ao invés de falhar o
comando. Mas fora isso, não tem outros problemas.

Note que eu não uso MySQL normalmente, apenas estou tentando mostrar
que muitas das coisas que pensam sobre ele é apenas cargo-cult. E que,
atualmente, ele tem seu espaço muito bem definido: banco de dados
simples e blazing fast. Com o 5.0 indo pra estável, veremos o quão bem
ele irá se comportar como um competidor direto na arena das enterprise
class RDBMS. Acredito que terá dificuldades, pois terá todo esse
folclore associado - o mesmo que acontece muitas vezes com Perl, ou
vocês nunca ouviram alguém falar que "Perl é write-only bla bla bla" ?

-Nilson Santos F. Jr.