[Cascavel-pm] Palestra sobre Perl6

Flavio S. Glock fglock em gmail.com
Quinta Julho 21 13:29:46 PDT 2005

Em 21/07/05, Gabriel Vieira<gabriel.vieira em gmail.com> escreveu:
> aproveito e pergunto... vcs estao preparados para o Perl6? Como estão se
> preparando? Qual o 'meio de migração' que estão utilizando?

Como está nos primeiros slides, o Perl6 pode utilizar módulos do Perl5
usando a sintaxe:

  use perl5::DBI;

Eu não estou propriamente "migrando", mas participando do projeto:

  http://svn.openfoundry.org/pugs/AUTHORS

O Perl6 usa o conceito de "backends" para rodar em "qualquer" plataforma.
A maior atividade do projeto hoje (21/07), além do Parrot, é no
suporte ao SpiderMonkey (javascript do Mozilla/Firefox). Já há vários
exemplos implementados e funcionando. O mod_parrot para o Apache
também já está disponível.

Para quem quiser experimentar o Perl6 hoje, basta baixar o fonte do
Pugs e compilar.
No debian, você precisa instalar o ghc6/unstable, e o g++.

Para Windows, pode compilar com o MingW, e para os preguiçosos há o
PxPerl, que vem com o Perl5 atualizado, o Pugs e o Parrot:

  www.pixigreg.com

- Flavio S. Glock