[Cascavel-pm] Mason versus Template Toolkit

Gilmar Júnior gilmarjr em im.ufba.br
Quinta Julho 7 09:42:24 PDT 2005

Saudações,

Tenho trabalhado bastante com o Mason e fico cada vez mais fascinado com
ele. Ele tem várias funcionalidades que não uso (ainda não), mas é
bastante flexível. Minha base foi o Mason Book[1], um livro com uma
didática excelente.
O que mais gosto é a estrutura de componentes e herança (tanto de
métodos, quanto de elementos de interface) que facilitam bastante o
trabalho.
Recomendo que se leia os capítulos 1 e 8 desse livro - a introdução
(onde é feita uma comparação entre várias ferramentas similares, na
seção "Alternatives to Mason") e a construção passo-a-passo de um portal[2].
Acho que dá pra ter uma boa noção dessa ferramenta com isso.

O Request-Tracker[3], um (excelente) sistema para gerenciamento de
projetos em grupo utiliza o mason na sua interface. Destaco o RT pq ele
é um sitema muito bem construído, com várias interfaces, uma delas web.
Não foi a toa que escolheram o mason.

[1] http://www.masonbook.com/book/
[2] http://apprentice.perl.org/
[3] http://bestpractical.com/rt/