[Cascavel-pm] O Perl no Brasil e Despedida

Solli Moreira Honorio shonorio em terra.com.br
Segunda Dezembro 12 09:15:58 PST 2005

> Bom como boa parte de vocês já sabem, esta semana estarei embarcando rumo a
> terra de Cabral para trabalhar, não sei quando voltarei e se voltarei, isso
> são respostas que só vou ter depois de estar lá.

Boa sorte, e se precisar de um cabra que faz milagres (apesar de ainda não ser santo) em Win32 por lá, é só chamar.

> Mas vamos falar um pouco sobre o futuro do Perl no Brasil, vocês não
> precisam ter dúvidas sobre isso ... o Perl passou por uma fase sem muita
> exposição na mídia e nunca senti falta disso, o objetivo da linguagem é
> ajudar as pessoas e isso ela já faz muito bem ... mas ela está de novo
> ficando em evidência e temos muito pela frente, por é preciso trabalhar
> mais e se dedicar mais ... não é um trabalho fácil e eu sei disso, como
> outros monges já puderam ver isso também.

Passei quase 4 anos trabalhando com Perl sem saber que existia alguma comunidade para ela (até descobrir o Perl
Monks), depois outros 5 sem ter a menor noção de que alguém conhecia Perl no Brasil (até conhecer o
cascavel-pm). Graças ao Perl estou começando a ter uma outra referência no mercado (recentemente um cara da
localweb - que estava aqui para uma concorrência - disse que tinha assistido minha apresentação no CONISLI) e
graças ao Perl Mongers tive a oportunidade de estar na FISL (inclusive postei alguns temas lá).

Hoje vejo empresa interessada em 'patricionar' o Perl Mongers, vejo um canal de suporte em português com gênios
em Perl e vejo o reconhecimento internacional quanto a intenssidade das atividades de promoção do Perl. Então,
acredito que estamos fazendo um bom trabalho de divulgação, e pessoalmente acredito que 2006 será melhor do quê
2005 para a divulgação do Perl.

Falando nisto, haverá YAPC no FISL ?

Novamente, muito boa sorte lá...

Abraços,