Re: [Cascavel-pm] Gerenciar sessões nas estações pelo servidor

Segunda Dezembro 5 11:19:23 PST 2005

Olá,

--- Robson Negreiros <kamusbr em gmail.com> escreveu:

> estou com uma necessidade, tem um lab de acesso
> "publico" e preciso ter um
> certo controle sobre: quantidade de hora minima
> podendo aumentar/reduzir ,
> total de horas do dia, travamento da estação (+
> importante). Enfim, um
> gerenciamento quase a nivel de um cyber. E gostaria
> de fazer isso em perl.

Eu fiz algo parecido com isso, mas os clientes eram
estações Windows e o servidor era Samba.

É possível, com o Samba, fazer com que o mesmo use a
base utmp (ou algo parecido com isso, desculpe!) que
registra logon/logoff de usuários. Com isso era
possível anotar o horário que o usuário passou a usar
o sistema num banco de dados MySQL.

O cliente na máquina Windows verificava esse horário
de entrada (consultando o banco) e, dado certa
quantidade de tempo, forçava o logoff do usuário. Não
me pergunte como era feito isso, pois quem programou
fez em Delphi e eu sei necas disso. :-)

Com o Linux, imagino que você poderia fazer o mesmo.
Existem módulos no CPAN para ler o utmp. No cliente,
você pode tentar fazer um kill no processo do usuário
mas acredito que esse cliente deverá rodar com
permissões de root.

> Imaginei a situação onde tenho no cliente um
> processo que fica responsavel
> por "tratar" a sessão (tratar seria: controlar
> horario/travar estação) e um
> processo no servidor que ficaria gerenciando os
> clientes, em um 1o. momento
> seria isso.

Você teria que fazer um servidor e um cliente que usem
sockets para trocar figurinhas. Nunca usei, mas já me
recomendaram fazer uso do POE no servidor: o cliente
você pode tentar usar IO::Socket mesmo, visto que você
vai ter uma instância só para controlar.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br
http://www.imortais.cjb.net