[Cascavel-pm] Perl no "mundo real"

Luciano Giordani Bassani lgbassani em terra.com.br
Sexta Agosto 5 16:15:56 PDT 2005

A empresa onde eu trabalho tem 2 projetos grandes usando o Perl:
www.couronet.com.br e www.eventor.com.br, onde usamos programação em
camadas (perl na camada do servidor e javascript na camada do cliente).
Fora isso, usamos Perl em muitas CGIs de clientes nossos.

A opção pelo Perl foi basicamente minha. A alguns anos atrás, quando
decidimos entrar no ramo de sistemas de banco de dados rodando pela web,
fiz um estudo para encontrar a melhor linguagem de programação, que
atendesse nossas necessidades de portabilidade e robustez, que
pudessemos usar para construir uma CGI simples de envio de e-mail, bem
como CGIs mais complexas e até mesmo scripts de integração entre o
sistema local de nosso principal cliente (que usa MS Access) com o banco
de dados web (que é MySQL).

Na época não tinha muitas opções. O php estava em uma fase inicial e
ainda não tinha muita documentação sobre ele. O ASP eu descartei logo no
início, devido a baixa performance e várias deficiências dele, sem
mencionar que era proprietário e com pouca portabilidade. Como estávamos
iniciando  nossas atividades na área, era importante termos custos
baixos para "vender" nossas idéias para o nossos clientes.

Contudo nem tudo é perfeito com Perl. Creio que o maior problema que
temos com ele é a pouca mão de obra especializada aqui em Porto Alegre.
A algum tempo atrás abrimos uma vaga para um estagiário de programação,
para trabalhar comigo e dividir um pouco as tarefas, mas infelizmente
não apareceu NENHUM programador Perl interessado... Só veio
programadores ASP, PHP,  JAVA e outros menos qualificados.

SDS,

Luciano