[Cascavel-pm] Rodar script de tanto em tanto tempo.

Sábado Setembro 18 18:48:06 CDT 2004

  Belezinha, João... :-)

> Tipo, supomos que eu precise que um script perl precise
> checar de 2 em 2 horas um dado e efetuar uma ação.

  Sei...

> Porém eu não teria condições de ficar abrindo a página
> a cada 2 horas.

  Uh?? João, seu script é um CGI? Você não pode mudar isso?
  Eu gostaria de saber mais detalhes sobre isso...

> Eu pensei em usar a função "while" para fazer isso,
> mas é inviavel pois pesa o servidor.

  Carinha, sem chance! É desperdício!!

> Gostaria de sabe se tem outra maneira de fazer o que eu quero?

  Claro que sim.
  Use o cron.

  Condições:
  1. Você precisa ser capaz de passar parâmetros para o script na linha de
comando ou na entrada padrão. Scripts CGI's são candidatos ruins para
entrarem diretamente no cron. Pode valer à pena uma adaptação.
  2. O programa deve ser capaz de funcionar sem assistência. Scripts
"perguntadores" não funcionam bem no cron.
  3. O programa deve ser capaz de gerar mensagens (ou resultados)
compreensíveis, já que vamos ler seus resultados depois, apenas.

  Para seu programa rodar no cron, sob a responsabilidade de um usuário
comum (recomendável!!), faça assim:

  0. Leia a página
  http://unixhelp.ed.ac.uk/CGI/man-cgi?crontab+5
  ou seu manual do cron, se você preferir.

  1. Crie um arquivo no seu homedir, assim:

  # --- Arquivo "crontab" para o usuário João Gabriel
  MAILTO=jgcl em cgiclube.com.br
  PATH=/bin:/usr/bin:/usr/local/bin:$HOME/bin

  # Cada asterisco na linha de comando especifica um componente
  # da data:
  # minuto | hora | dia do mês | mês | dia da semana
  * */2 * * * /path/to/script.pl

  2. Rode o comando

  crontab /home/jgcl/crontab.txt

> Um forte abraço pros amigos da lista,

  Um forte abraço, João.
  Boa sorte com seu script.
  Se você precisar de mais alguma ajuda, poste mais detalhes.
 Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
 PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
 Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA