[Cascavel-pm] para refletir

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Sexta Março 12 13:24:05 CST 2004

Daniel Ruoso wrote:
> Olá,
> Eu, por exemplo, trabalho na área desde 1998 e resolvi fazer faculdade
> de ciências sociais (não ia ter paciência para terminar um curso de
> computação), e tenho consciência de que a formação formal muitas vezes
> está completamente deslocada da prática profissional. Ultimamente
> estávamos tentando contratar pessoas e as faculdades simplesmente não
> estão preparando profissionais competentes, e as pessoas com formação
> não formal parecem bem mais preparadas.

   Eu estou de acordo com você, Daniel.
   Conheço de fato alguns profissionais que, a pesar de não possuírem
formação na área, são de fato muito bons.

> sem dúvida não é perda de tempo fazer cursos, porque sem dúvida eles vão
> ser um diferencial quando você estiver concorrendo com alguém que não
> certificado. Mas o certificado não certifica a competência, e por isso
> ele é apenas um dos elementos.
>
> Sem contar também a questão da exclusão, porque afinal, nem todo mundo
> pode dispor do $ necessário para pagar uma certificação.

   Interesante esta colocação!
   E novamente, você tem razão, é complicado obter certificações e
formação neste país sem um bom investimento inicial... :-/

   O que pode ser feito para melhorar isso?
   Existe alguma coisa que nós podemos fazer para elevar a bagagem dos
profissionais de TI, acrescentando algo à (?:formação|experiência) deles?

   Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA