[Cascavel-pm] para refletir

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Sexta Março 12 12:36:16 CST 2004

Nelson Ferraz wrote:

> Você está misturando defesa de classe com defesa do consumidor. Pelo que
> eu entendi do seu e-mail original, o que você quer é uma proteção contra
> a concorrência de pessoas não certificadas.

   (: Ficou bem expresso assim. Boa síntese, Nélson!

> Não é preciso que a atividade esteja regulamentada para responsabilizar
> um profissional por um serviço ruim; para isso existe o código civil, o
> código de defesa do consumidor, etc.

   E se as pessoas são enganadas sem o saber?
   Como 'enquadramos' um 'profissional'? Por estelionato? Como provar?

   Eu defendo a regulamentação pois não acredito que o consumidor
"médio" de serviços e/ou produtos de TI não é capaz, hoje, de se
defender. Mais ou menos como aquela Velhinha de Taubaté, que apenas
soube que fora lesada quando chegou à delegacia e encontrou lá o sujeito
que gentilmente lhe vendera o Viaduto do Chá, alguns dias antes...

   Por outro lado, se não podemos "enquadrar" um profissional por fazer
um trabalho ruim, mas deixar o cliente satisfeito, por que $devils eu
estudei? O enganado fui eu, que poderia ter economizado meu tempo e
esforço para outras coisas!!

   Confuso, mas vendo luz no fim do túnel...
   Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA