[Cascavel-pm] para refletir

Quinta Março 11 09:37:44 CST 2004

Olá gente,

Eu li essa matéria e achei muito interessante, acho
que vale a leitura e um pouco de reflexão por parte de
quem é profissional na área de informática.

O original pode ser lido aqui:

http://www.digerati.com.br/geek/modules.php?name=Sections&op=viewarticle&artid=183

--
Profissionais de Informática: acordem!

Autor: Antonio Marcelo Ferreira da Fonseca

Tenho recebido muitos e-mails de colegas da área de
informática, principalmente de instrutores, que estão
sendo vítimas do famoso calote, ou seja, trabalham e
não recebem. Eu mesmo estou envolvido com um problema
desse tipo aqui no Rio de Janeiro, existe uma empresa
que me deve desde de outubro do ano passado e está na
promessa de me pagar até agora.
É lamentável que ainda existam muitos picaretas em
nosso mercado enganando bons profissionais e pior,
iludindo as pessoas que de boa-fé entram nesses cursos
(muitos de andares inteiros e fachada bonita) e acabam
também sendo vítimas.

Mas o que fazer? Como podemos evitar que venhamos ser
vítimas destes pilantras?

Boa parte da culpa disso é nossa, devido à nossa
arrogância e falta de união. O profissional de
informática é um tipo de prestador de serviço que é
extremamente alienado (não estou dizendo que são
todos), egoísta, presunçoso e dificilmente dá o braço
a torcer. Desculpem-me aqueles que se acham ofendidos,
mas a realidade é essa e por isso somos constantes
vítimas desses picaretas que aproveitam de nossa
desunião para continuar agindo desta maneira.

Nossa classe deveria pensar um pouco mais, porque
somos desvalorizados, a ponto de um profissional
formado ser trocado pelo filho do amigo do diretor
para dirigir um CPD, ou ter que se submeter a salários
de fome, por não termos um plano de carreira digno e
que nos dê o devido respeito.

Parece difícil crer que nós, os gênios, cabeças
pensantes, somos, a todo momento, preteridos e
tripudiados por vários outros profissionais, que
enxergam a informática como despesa e não como o
diferencial em negócios deste século. Falo isso, pois
o diretor só sente falta da informática, quando a
Internet dele pára e não consegue mais acessar os seus
sites preferidos.

Pessoal, acordem! Vocês não sabem o poder que têm nas
mãos, não sabem que as empresas estão cada vez mais
dependentes de nós e este é o momento de mostrarmos
quem realmente somos. Vamos deixar de lado um pouco de
nosso orgulho besta e olharmos para nossos pés e
vermos que devemos parar de ficar esperando um futuro
melhor. Temos que nos unir num grupo forte e que
esteja antenado com a nossa realidade.

Estamos cada vez mais sendo esmagados e enganados por
todos estes maus empresários, que estão aviltando
nossos salários e nos comparando à mão-de-obra barata.
Você aí que está lendo a minha coluna, já pensou
quanto gastou em sua formação? Quanto gastou em
livros? Cursos? Para muitas vezes, nem ouvir apenas um
obrigado.

Já imaginou que muita gente está tomando o seu lugar,
por aceitar ganhar menos e não haver nenhum tipo de
lei que impeça pessoas não-gabaritadas, ou melhor,
atestadas, de substituir quem realmente sabe? Já
pensou que você está ganhando cada vez menos e muitas
outras profissões são respeitadas e não podem ser
exercidas por profissionais reconhecidos?

Não balance a cabeça, apenas discordando de mim, quero
argumentos contra. A situação do país está ruim, o
desemprego está cada vez maior, mas você reparou que
nossa classe está num dos patamares de salários mais
baixos de todo o mercado e que um programador, um
analista de sistema está ganhando muito pouco? E não
me venha trazer aquelas tabelas fantasiosas de
salários que saem em certas revistas de informática,
pois a realidade não é essa!

Vocês devem pensar muito em minhas palavras, pois a
realidade de nossa classe é realmente esta: somos
fracos, não temos representatividade, pois somos
DESUNIDOS! Se alguns se juntassem, a coisa seria muito
diferente.

Nossa voz seria fortalecida e reconhecida e não
aconteceria os absurdos que vemos por aí que fazem com
os nossos profissionais. Se continuarmos com esta
mentalidade pequena e tacanha, continuaremos a ser
enganados, caloteados e cada vez mais desvalorizados.
Seremos cada vez mais comparados a simples
“reparadores de computador” e não às pessoas com a
visão prática e muito à frente nas corporações.

Estou convocando a todos a meditar sobre o que eu
escrevi e que isto sirva de alerta para todos nós:
estamos DESUNIDOS, logo somos fracos e se somos
fracos, somos sempre a ter a última voz em tudo.
Assim, não podemos ter melhores oportunidades. Esse é
meu recado para todos aqueles que estão sendo vítimas
e que, em algum momento, foram enganados por essas
pessoas de má-fé.

---

[]´s

=====
Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br
http://www.imortais.cjb.net
"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life." - Sir Winston Churchill