[Cascavel-pm] código Perl é realmente difícil de ler?

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r em yahoo.com.br
Domingo Junho 27 22:47:21 CDT 2004

Eu recebi um email recentemente de um amigo, e um trecho em específico
me chamou a atenção:

> Estou lendo um livro para iniciante, básico em todo começo de
> programação... hehehe
> e achei um comentário muito mafadonho sobre o Perl e gostaria de
> prestigia-lo... :^P
>
> "Apesar de ser um linguagem fantástica e muito poderosa, um código
> Perl é parecido mais ou menos com o seguinte: feche os olhos e bata as
> mãos no teclado, o q aparecer na tela, muito provavelmente será
> executado, se você mandar o Perl fazer isso." BONIFÁCIO JR, J. M. ASP
> .NET Fundamentos para o desenvolvimento de aplicações Web em
> plataforma .NET. São Paulo, Berkely, 2001. p. 9-10

> [...]

Eu concordo que Perl pode ter um código difícil de ler... mas qualquer
linguagem de programação, que não se importe com espaços, também pode!

Isso depende muito mais do programador... se ele não usa comentários,
não usa nome de variavéis decentes, não usa identação... qualquer um
terá trabalho para ler o código que ele criou.

A única exceção que conheço para isso é Python, que obriga você a usar
identação para estruturas como if-then-else. Mas como Perl adota a
filosofia de livre pensamento... me parece justo que permita se
fazer ou não essas coisas.

O problema é que muitos programadores experientes, que não manjem de
Perl e se depararam com algum código mal escrito, tem a mesma
impressão. Talvez devessemos publicar algo no site do Cascavel.pm
desmisticando isso e depois divulgar a informação. O que acham?

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
--
glasswalk3r em yahoo.com.br
PGP public key at http://www.imortais.cjb.net/addgb.html