[Cascavel-pm] Garbage Collection

Luis Champs de Carvalho monsieur_champs em yahoo.com.br
Segunda Julho 12 12:52:53 CDT 2004

On Mon, 12 Jul 2004, Thiago Corrêa César wrote:
> Eu postei muito poucas vezes para a lista, mas agora que estou menos
> apertado devo ajudar mais :^) Li a respeito da garbage collection no
> perlobj e as outras fontes que eu achei acabavam repetindo o texto do
> perlobj. Eu queria de alguma forma saber se as referências estão sendo
> limpadas mesmo, pois meu esquema de limpeza de cache nao está
> funcionando legal e queria debugá-lo, para isso precisaria saber se uma
> referencia está sendo usada e dentro de qual outra referencia, queria a
> partir do endereço de uma referencia (a string 'HASH=FFFFFF') dar um
> [...]

  Thiago, eu consultei minhas fontes e o pessoal me disse duas coisas
interessantes:

  1. O Perl não faz Garbage Collection (pelo menos, não "explicitamente").
O que se tem é um esquema de contagem de referências para um objeto, que
garante que a memória ocupada por ele será convenientemente reclamada
conforme o contador de referências garantir que ninguém mais tem acesso a
um determinado objeto.

  2. Para inspecionar o contador de referências (e ter pistas de como a
coisa caminha) você pode usar o Devel::Peek ou construir um Perl com
informação de debug (e debugar o perl rodando seu programa, pelo que eu
entendi... :-)

  Espero que isso ajude você.
  Putamplexos, boa sorte e aparece para os encontros sociais!
  Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
  PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
  Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA