[Cascavel-pm] Ajuda! Preparação de palestra

Luis Champs de Carvalho monsieur_champs em yahoo.com.br
Quarta Julho 7 13:32:34 CDT 2004

On Wed, 7 Jul 2004, Carlan Calazans wrote:

> Amigos,

> Moro no Espírito Santo e dentro de pouco tempo haverá um evento de
> Software Livre na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tenho
> muito interesse em apresentar várias soluções em Linux e talvez em perl,
> não sei se conseguiria (sou muito sem graça), mas tenho muita vontade de
> ajudar. Na minha opinião o ES está muito parado, tenho tentado ajudar
> vários portais que conheço, mas somente isso não basta.

  Muito bem, meu caro! Tem meu apoio, conforme eu possa e consiga te
ajudar.

> Vejo que muitos dos participantes da lista possuem uma grande
> experiência sobre o assunto, sei que alguns podem considerar como pedir
> muito ou estar sendo abusado, mas gostaria de saber se alguém tem uma
> estrutura básica de tópicos a serem seguidos ou até mesmo uma
> transparência de uma palestra que tenham feito. Aceito idéias, sugestões
> e qualquer tipo de ajuda para me tornar capaz de montar meu próprio
> material.

  Humm... você tem acesso a livros sobre perl? Randal Schwartz escreveu um
chamado "Learning Perl" ("Aprendendo Perl", da O'Reilly), que tem
exatamente o que você precisa para começar. :-) Sugiro que você dê um
"pulo" à biblioteca da faculdade...

> Vejam que de forma alguma estou pedindo o dever de casa feito, mesmo por
> que aos que tiverem um material e disponibilizarem, este somente me
> servirá de cosulta e/ou guia. Sinceramente, estou perdido, sou
> totalmente novato tanto em perl quanto em palestras, só de imaginar
> estar falando para várias pessoas já tenho frio na barriga.

  Considere *não* falar. Pelo menos, enquanto for novato nas duas coisas.
Isso pode ser traumático, e você pode "perder o tesão" por uma das duas
coisas... :-)

  Estude, monte um grupo de usuários no Espírito Santo, reúna o pessoal,
troque idéias, programe, estude mais. Deixe essa coisa de divulgar
conhecimento "reservada" para daqui a pouco, quando suas habilidades (e
principalmente sua confiança) forem um pouco maiores.

  Minha experiência com falar em público é um pouco traumática. Eu dei
palestras sobre Java na Universidade Mackenzie e lecionei algumas turmas
para a Impacta Tecnologia. Sempre, em todas as situações, passei por
"saias-justas" que me faziam passar vergonha, na hora, e muita raiva,
depois. Eu não desisti apenas por que sou uma mula teimosa... :-) mas não
recomendo este tipo de experiência para ninguém.

> Ps: Não tenho como prometer que para este ano e neste evento vou
> conseguir ser um dos palestrantes, mas se contarem como requisito a
> vontade e não o conhecimento, sou o primeiro da lista.

  Não se preocupe com isso. Preocupe-se em reunir e construir o material
que você julga necessário para a palestra, e em ter certeza de que você
está mesmo decidido a falar em público. O resto, é lucro...

  Outra coisa: dependendo do estado do seu inglês, você pode se aventurar
pelo Monastério Perl na internet: www.perlMonks.org. Tem muita informação
e muita gente engajada lá que pode ajudar você a ir para frente...

  Putamplexos, boa sorte e sucesso! (ou deveria dizer "quebre a perna"?)
  Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
  PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
  Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA