[Cascavel-pm] [Psl-rj] Re: Todo software é de dominio público ?

Ricardo Filipo filipo em w3c.com.br
Segunda Julho 5 08:52:56 CDT 2004

Caros,

O grande problema é que a rigor não podemos usar algoritmos de um software proprietário no outro, de outra empresa. Vamos analisar o exemplo: algoritmo de extração de dados. Se eu usei este algoritmo numa aplicação (olhem bem que este seria um algoritmo genérico, utilizável em qualquer aplicação, na verdade. Aqui não há regras de negócio particulares), então terei que criar um algoritmo diferente, que faça a mesma coisa, para usar em outra aplicação, senão estarei correndo o risco de escrever um código ilegal!!!

Não é o caso dos módulos (.pm) usados no perl ou os os objetos compartilahdos (.so) usados em C. Estes trechos são aplicações genéricas separadas do código principal. Aqui é possivel manter o programa principal proprietário (o que ainda é lamentável, convenhamos) e usar as bibliotecas (.so ou .pm ou outras), desde que não sejam compiladas no programa, mas apenas carregadas dinamicamente.

Um abraço a todos!

Ricardo Filipo
ABRASOL