[Cascavel-pm] Call for Papers + Dúvida de Biotecnologia [Was: Chamada de Artigos para WorkshopAlemão!! [Fwd: Call For Papers for 6th German Perl-Workshop]

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Quinta Setembro 11 16:36:19 CDT 2003

Adriano Vivan Borro wrote:
> Nossa,
> Jah tava pensando q nossa lista tinha ido pro beleleu :-D

   Não, ainda não... estamos nos organizando.
   Você deveria ler mais emails.
   Temos registrado agora o perl.org.br, e o brasil.pm.org, e ainda o
cascavel.pm.org, e estamos crescendo... =-]

> Enfim. Eu trabalho em um centro de pesquisas relacionado ao Genoma Humano, na
> area de Bioinformatica. Na verdade, isso eh relacionado a Genetica, porem,
> estah sendo muito utilizada a Perl, por motivos obvios. Nao sei c algo a este
> nivel seria interessante, jah q nao eh extritamente sobre programacao (mas eh
> uma outra area da tecnologia em q todos nos podemos nos empregar :-D ). Aguardo
> comentarios.

   Tenho certeza de que biotecnologia interessa a todos aqui e na Europa.
   Contate o senhor Nicolas Clark, diga a ele como você chegou e ofereça
papers. Tenho certeza de que ele vai gostar.

> [...]
>
> Quero verificar em uma frase, qual seu n-esimo elemento, contando d tras para
> frente. Olhando o exemplo q fiz, parece obvio e mais facil indicar apenas o
> n-esimo elemento. Porem, tenho um problema nas maos de maior nivel, e preciso
> resolver o problema desta forma. Abaixo segue a rotina q escrevi, que supre as
> necessidades. Porem, como estou iniciando na Perl, gostaria da opiniao d vcs
> para saber c existe uma maneira mais facil e eficiente de resolver este
> problema (fazer uma leitura de tras pra frente em uma variavel). Agradeco desde

   Desculpe, mas eu não consegui entender qual o problema.
   Você está procurando todos os elementos de uma frase, na ordem
inversa de ocorrência, que contenham uma seqüência de caracteres
arbitrária?

   Que tal um pouco mais de feed-back, para que o pessoal mais poderoso
da lista se interesse um pouco pelo problema? Temos gente muito
experiente aqui, e com bons níveis de graduação. Tenho certeza de que um
pouco mais de informação não prejudicará o problema.

   Em especial, o que você pediu que fosse executado pode ser escrito
assim: no lugar de

   my $x=-1;
   my @divide = split /\. /, $texto;
   while( $divide[$x] !~ qr/Segunda/ ) {
     $x--;
   }
   print $divide[$x]."\n";

   use apenas

   print map "$_\n", reverse
     do{my em d;push em d,$1 while$texto=~m/([^.]+Segunda[^.]+\.)/g;@d;};

   E, se isso ainda não resolver seu problema, por favor não deixe de
postar novamente para a lista. =-] É bom jogar Perl Golf de vez em
quando...

   Luis Campos de Carvalho is Computer Scientist,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA