[Cascavel-pm] Por falar em modperl...

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Sexta Março 28 10:57:50 CST 2003

----- Original Message -----
From: "Luciano Greiner" <lup em terra.com.br>
Sent: Friday, March 28, 2003 1:00 PM

> Oi pessoal...
>
>   estou ouvindo ModPerl na lista, então lembrei
> de uma dúvida que eu tenho. Estou fazendo um
> webserverzinho de brincadeira aqui e quero adicionar
> suporte a Perl nele. Porém eu acho a solução de
> disparar um interpretador Perl para cada CGI invocado
> no servidor a maneira mais burra de fazer isso, e
> tenho certeza que o ModPerl não faz isso assim.
> Vocês sabem mais ou menos como funciona?

  O Mod_Perl é um Handler do Apache que roda um interpretador Perl.
  Funciona mais ou menos como todas as outras extensões do Apache: carrega
na inicialização, tem várias instâncias e recebe / processa / devolve
requisições de um dos 13 tipos (é esse o número?) de Handlers que compõem a
cadeia de processamento de requisições do Apache. O fato de uma instância
ModPerl ficar direto online pode complicar a vida de quem pensa de maneira
"stateless": você se esquece de limpar variáveis, e acaba com respostas
estranhas depois da primeira requisição.

  Acho que você pode aprender bastante no website do ModPerl:

  http://perl.apache.org/

> Existe alguma maneira de explorar concorrência aqui?
> Usar um interpretador para vários scripts usando
> threads... ? O que vcs indicam?

  Você pode se aproveitar da menor carga de trabalho gerada pelo
processamento de scripts dentro do ModPerl, que não precisa carregar o
interpretador perl em cada nova execução. Também vai sentir alguma diferença
com o uso de cache de scripts pré-compilados, desde que siga algumas
pequenas restrições para construí-los. Leia a documentação para saber mais
sobre isso.

  Quando a usar threads, acho mais complicado... o ModPerl usa processos,
sobe alguns interpretadores para servir requisições e processa cada
requisição sequencialmente, exatamente como o Apache faz.

  Ainda assim, o ganho de performance é considerável, vale à pena conhecer.

  Espero que isso o estimule.
--
  Luis Campos de Carvalho